Governo do Piauí já faz expedição do Registro Geral Nacional de Identidade
Além do novo layout, o documento traz um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico
O governador Wellington Dias participou nessa terça-feira (15), no Palácio de Karnak, da solenidade que marcou o início da expedição do Registro Geral Nacional de Identidade no estado do Piauí. A partir de agora, os novos RGs emitidos pelo Instituto de Identificação terão o número do CPF do cidadão.
Além do novo layout, o documento traz um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico.
Durante a solenidade, o governador passou pelo processo de coleta das digitais e da fotografia. Em questão de minutos, ele recebeu, via e-mail, a confirmação da emissão do documento. A cédula impressa foi entregue em seguida. “Apenas Piauí e Santa Catarina alcançaram a digitalização, a modernização, e mais do que isso, o novo programa em que o número do CPF passa a ser o registro geral de identificação do cidadão”, declarou.
A emissão do RG Nacional se dará inicialmente em três pontos na capital: os postos do Instituto de Identificação no Espaço da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, além da sede do órgão na Praça Saraiva.
Antônio Torres, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alertou que os RGs atuais continuam válidos e não há necessidade de correria para substituir o documento. “Se eu perdi o documento ou fui assaltado, este já vai tirar a segunda via digital. Crianças, menores (de 18 anos) que precisam do primeiro RG, também serão 100% digital. Os demais serão atendidos no tempo de renovação normal do RG”, explicou.
O projeto de modernização envolve a ATI e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Um RG com itens bem seguros, como marca d’água e outros itens, que vão dificultar fraudes como já aconteceu”, ponderou o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keyko.
“É mais um passo na modernização do aparelho estatal. Sonhamos com algo ainda maior, que é colocar todos os documentos do cidadão num único documento, como alguns países já avançaram”, considerou o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.
A previsão é que os demais postos de expedição de carteira de identidade espalhados pelo interior do estado recebam os equipamentos e treinamento pra emitir os documentos no mês de abril.
Anna Júllia Vieira, 20, estudante de Biologia UFPI, foi uma das cidadãs que receberam o novo RG durante a solenidade. Para ela, a diferença do processo de emissão do documento convencional vai além da agilidade. “Não precisa mais sujar os dedos com aquela tinta, está bem melhor. Foi rápido, finalizou em menos de duas horas”, ressaltou.
Fonte: CCom