Escola realiza projeto de valorização da cultura africana
A programação contou com diversas apresentações artísticas
A Escola Municipal Professora Esther Couto, localizada na zona Sul de Teresina, desenvolveu com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental o “Projeto África-Brasil: Culturas e Saberes”, trabalhando temas significativos para a compreensão, valorização e ressignificação da cultura e saberes afro-brasileiros na formação da diversidade e heterogeneidade social brasileira.
“Trazer a cultura da África, mostrar o que nós herdamos da cultura negra, este foi o principal objetivo deste projeto. Tivemos recentemente muitos relatos de pais sobre racismo sofrido pelos alunos, então trabalhamos em sala de aula a conscientização e desenvolvemos este projeto com os estudantes”, explica a diretora Patrícia Carvalho.
A programação contou com diversas apresentações artísticas. Alunos do 1° ano com as danças “Morena de Angola” e “Bate-lata”; estudantes do 2° ano apresentaram o jogral “O Príncipe Preto” e declamaram “Os Cabelos de Lelê” e “A Princesa Preta”. Já o 3º ano se apresentou com a dança da música “Canto para Senegal”. O 4º ano fez a apresentação de “Menina bonita do laço de fita”, em forma de teatrinho/palitoches. E alunos do 5º ano fizeram o Desfile da Cultura Visual Africana.
O projeto teve ainda apresentações nas salas de aula dos alunos, com exposição da literatura africana (contos, lendas), degustação de comidas típicas, especiarias, além de pinturas, máscaras, artesanato, enfeites e adornos da cultura africana.
“A abordagem das dimensões teóricas, artísticas e da literatura, entre outros, pretende contribuir para compor elementos de superação para todas as formas de racismo e discriminação, na busca da conquista de uma consciência negra realmente cidadã e responsável”, conclui a gestora Patrícia Carvalho.
Fonte: PMT