Piauí realizará I Seminário Piauiense Híbrido de Educação no Campo
O evento é voltado aos educadores da rede de ensino e visa discutir temas de abrangência estadual sobre a educação do campo contextualizada para convivência no Semiárido
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizará no dia 19 de dezembro, das 14h às 17h30, no Diferencial Buffet, o I Seminário Piauiense Híbrido de Educação no Campo com o tema “Educação no Campo: desafios renovados e novos horizontes”. O evento é voltado a todos os educadores da rede de ensino e visa discutir temas de abrangência estadual sobre a educação do campo contextualizada para convivência no Semiárido.
A ação é parte do Projeto Viva o Semiárido, que é um conjunto de ações promovidas pelo Governo do Piauí com recursos financeiros do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A proposta global é reduzir os níveis de pobreza e de extrema pobreza da população rural - homens, mulheres e jovens da região semiárida do Piauí, com área de atuação em 89 municípios nos territórios: Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim e Serra da Capivara.
As ações do Projeto vêm sendo realizadas desde 2016 e, de lá para cá, cerca de 50 municípios foram contemplados em 100 escolas pertencentes às redes públicas municipais e rede estadual de ensino. De acordo com a coordenadora da Educação no Campo da Seduc, Ivonete da Silva Vitor, as ações projeto são divididas em quatro componentes:
1º Desenvolvimento Produtivo;
2º Desenvolvimento Social e humano;
3º Fortalecimento Institucional;
4º Unidade de Gestão do projeto e Sistema de Monitoramento e Avaliação.
“Dentro do Desenvolvimento Social e Humano está inserida a Introdução à Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (ECSA), que é justamente operacionalizado pela Seduc”, explicou Ivonete.
No seminário, serão apresentados e discutidos resultados exitosos e metas alcançadas. O evento tem abrangência estadual e propõe o diálogo entre educadores, gestores, pesquisadores, educandos, membros de movimentos sociais e sindicais dos municípios piauienses e demais pessoas que tenham interesse pelo tema.
Serão palestrantes a doutora Lucineide Barros e a doutora Roseli Caldart, ambas reconhecidas por pesquisas científicas na área. A programação também contará com lançamento do Paradidático HQ As Aventuras de Otacílio e a convivência com o semiárido.