Educação Inclusiva - 21/03/2023 - 16:05

Semec destaca a importância do apoio às crianças com Down

A Síndrome de Down não é doença, mas uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células



Cerca de 300 mil brasileiros nascem com Síndrome de Down por ano. Hoje, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, uma data com o objetivo de conscientizar a população e quebrar o estigma social. Em Teresina, atualmente, são 84 crianças com a síndrome matriculadas na Rede Municipal de Teresina.

A Síndrome de Down não é doença, mas uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. Com apoio, esses alunos, assim como qualquer outro, têm capacidade de aprender, desenvolvendo habilidades ao longo da caminhada escolar.

Este ano, o vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, instituiu uma lei que cria o Cartão de Identificação para pessoas com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa facilita o acesso aos serviços públicos como transporte e educação. Afinal, o desenvolvimento da criança depende da sua estimulação precoce, do ambiente no qual está inserida e do incentivo das pessoas que estão à sua volta.

Segundo Amanda Kárdia, coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), muitas crianças apresentam perfis de aprendizagem que demandam algum grau de apoio, por isso a boa educação garante benefícios para a vida toda, inclusive para as crianças com Síndrome de Down.

“Estamos sempre pensando na pauta de inclusão. E essa data é para lembrar o que podemos fazer para que os alunos com Síndrome de Down sintam-se confortáveis na escola, com apoio adequado, trabalho coletivo e um olhar humanizado para suas especificidades”, pontuou Amanda.


Fonte: PMT