Tecnologia - 23/05/2023 - 17:58

Alunos lançam protótipos de foguetes

Os alunos estudam astronomia no programa criado pela Prefeitura, onde aprofundam os conhecimentos



Vivenciando a praticidade do aprendizado em um ambiente extraclasse, os alunos do Cidade Olímpica Educacional (COE), idealizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizaram o lançamento de protótipos de foguetes no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os artefatos são fabricados pelos próprios alunos com material descartável, e fazem parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O desafio é construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível gerando muita animação entre os alunos presentes, com a conquista do lançamento mais distante.

O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, participou da atividade, realizando o primeiro lançamento do foguete. “Nossos alunos do Programa Cidade Olímpica estão sempre realizando esses lançamentos de foguetes, buscando o aprimoramento. Todos os lançamentos foram satisfatórios, demonstrando que eles estão aptos a participarem das diversas olimpíadas, vislumbrando a aquisição de medalhas. O programa é uma vitrine para a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Por meio destas ações, estamos participando de competições que acontecem em vários estados”, ressalta.

A professora Francisca Regina, coordenadora de Astronomia do Programa Cidade Olímpica Educacional, diz que o dia foi marcado pelo lançamento dos foguetes que irão participar da Mostra Brasileira de Foguete. “São observados o ângulo e o cálculo do percurso percorrido. Os alunos também percebem o que deu certo, o que deu errado para o lançamento, fazendo assim uma autocrítica do trabalho realizado’, afirmou a professora.

Os alunos do COE estudam astronomia no programa criado pela Prefeitura, onde aprofundam os conhecimentos. Eles são estudantes de escolas municipais de Teresina que assistem aulas aos sábados e participam de competições de conhecimento nacionais e até internacionais, chegando a ganhar diversas medalhas nas diferentes competições que eles participam.


Fonte: PMT