Prefeitura lança licitação para obra do rebaixamento da Avenida Miguel Rosa
A obra pretende desafogar o centro da região central da capital
Teresina vai ganhar mais mobilidade urbana com o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, no Centro da cidade. A Prefeitura abriu, nesta semana, o processo licitatório, onde será licitada a execução do projeto.
A obra terá um investimento estimado de R$ 24.789.323,60. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), e será executado pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro.
“O rebaixamento da avenida Miguel Rosa é um feito grandioso e vai revolucionar a mobilidade urbana da cidade de Teresina. Faremos de tudo, juntamente com a Semplan e SAAD Centro, para executar essa obra da maneira mais breve possível”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.
O rebaixamento é uma obra que visa o melhoramento no trânsito da região e na mobilidade urbana da capital, considerando que se trata de uma das principais vias da cidade. O trabalho de campo foi iniciado pela Prefeitura em 2022, com o serviço de sondagem em quatro pontos do cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. As equipes fizeram a perfuração do solo e realizaram os trabalhos de topografia, além do levantamento topográfico com uso de drones, que possibilitou o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.
“Esse projeto é essencial para melhorar o fluxo de veículos naquela região da cidade. Estamos trabalhando em um ritmo acelerado para que as obras iniciem o mais breve possível, conforme determinação do prefeito Dr Pessoa. Demos mais um passo, que é a abertura desta licitação e vamos avançar ainda mais”, afirmou João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.
O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, explicou que o rebaixamento deve ser concluído em um período de 365 dias. “O investimento é de 24,7 milhões de reais e será um rebaixamento de 315 metros que, com certeza, vai desafogar o trânsito na região central e vai dar mais mobilidade urbana. É uma obra esperada há muito tempo, e que busca uma melhoria que vai afetar toda a população teresinense”, afirmou.
Fonte: PMT