Segurança Pública - 14/07/2023 - 13:25

Polícia Militar implanta base da Patrulha Maria da Penha em Piripiri e entrega viatura

O momento marca a descentralização do policiamento e expansão para o interior do estado



A Secretaria de Estado da Segurança Pública, através da Polícia Militar do Piauí, realizou na manhã desta sexta-feira (14), a solenidade de implantação de uma base da Patrulha Maria da Penha na cidade de Piripiri, no Norte do estado. O momento contou ainda com a entrega de uma viatura lilás e com o lançamento da Operação Pirifolia 2023, que garantirá a segurança durante o tradicional evento no município.

O momento marca a descentralização do policiamento e expansão para o interior do estado. De acordo com a major Elisamar, da Patrulha Maria da Penha, o dispositivo da Polícia Militar promoverá um atendimento humano e eficaz às mulheres que possam vir a ser vítimas de violência doméstica em Piripiri, atuando de forma preventiva, além de acompanhar medidas protetivas de urgência. “Hoje a Patrulha Maria da Penha se encontra em Piripiri, nesse momento histórico para a segurança pública do Piauí, onde a Polícia Militar está instalando uma base da patrulha e entregando também uma viatura lilás. A missão será atuar preventivamente no enfrentamento ao combate a violência doméstica das mulheres, bem como atuar no acompanhamento das medidas protetivas deferidas pela justiça”, ressalta.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades policiais e locais, dentre elas, a prefeita do município, Jôve Oliveira. Para ela, o aparato e estrutura da patrulha em Piripiri reforçarão o combate a violência doméstica e contra a mulher. 

“Hoje é um dia muito importante para a cidade de Piripiri, a quarta maior do estado. Estamos recebendo o aparato, a estrutura da Patrulha Maria da Penha, um instrumento que vai ajudar a combater a violência contra a mulher, essa violência que está em índices alarmantes e aumentou muito após a pandemia. Nós, quanto pessoas públicas, temos que juntos, nos unir para combater essa violência que é diária e nesse momento acontece em algum lugar. Para isso, Piripiri é a primeira cidade do interior do estado que recebe uma viatura lilás. Polícia Militar presente para combater a violência contra as mulheres, sobretudo, a violência doméstica. Em Piripiri, não há espaço para a violência”, pontuou a gestora.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou que a atuação da Patrulha Maria da Penha em Piripiri fortalecerá essas políticas nos municípios do interior do estado. “A Patrulha Maria da Penha fortalece as políticas no sentido de ter o acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, que estão sendo vítimas de violência. Então é o governo do estado, juntamente com a Secretaria de Segurança, Secretaria das Mulheres, fortalecendo essas políticas nos municípios”, completa.

Operação Pirifolia 2023

Piripiri também receberá um reforço no efetivo policial para promover a segurança durante o Pirifolia 2023, que inicia hoje e ocorrerá até o próximo domingo (16). A Polícia Militar instalou o Posto de Comando, que ficará 24 horas à disposição da população e contará com aproximadamente 200 policiais, com viaturas, motocicletas e PMs a pé.

“É um festival que acontece aqui na cidade de Piripiri que arregimenta muitas pessoas em torno na região e na cidade. Então quero contar com a colaboração da população e que brinquem em paz, com segurança e colaborem com a Polícia Militar. Divirtam-se, façam uso moderado das bebidas alcoólicas e a Polícia Militar está presente para garantir essa grande festa, que será o Pirifolia 2023”, declara o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.


Fonte: SSP-PI