Acessibilidade - 03/08/2023 - 12:01

Programa +Acessibilidade conclui o asfaltamento de mais duas ruas onde moram cadeirantes

As equipes estão atuando em ritmo acelerado e com qualidade, seguindo o cronograma que nós planejamos.



PMT

O Programa +Acessibilidade da Prefeitura de Teresina concluiu o asfaltamento de mais duas ruas onde moram pessoas com dificuldades de locomoção: rua Sotero Vaz da Silveira, bairro Real Copagre, e rua Bertolínia, ambas na zona norte da cidade. A próxima rua a ser asfaltada será a Paulo Bona Andrade, no Parque Sul, cuja execução está programada para segunda-feira (7).

As obras estão sendo executadas pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), e seguem um rigoroso cronograma, com equipes trabalhando em três turnos.

“Estamos realizando o asfaltamento das ruas onde moram pessoas com deficiência em paralelo à obra de asfaltamento da Vila São Francisco, na zona sul. As equipes estão atuando em ritmo acelerado e com qualidade, seguindo o cronograma que nós planejamos. Até setembro, teremos asfaltado cerca de 40 quilômetros de vias onde residem cadeirantes, contemplando todas as zonas da cidade”, destaca o presidente da ETURB, João Duarte.

Além das ruas já citadas, também já foram concluídas as ruas Nossa Senhora dos Remédios, Quintino Bocaiúva e Buriti dos Lopes, localizadas na zona sul. “Estamos investindo mais de R$ 3 milhões no asfaltamento da primeira fase do programa, que é uma parceria com as instituições de amparo às Pessoas Com Deficiência. A determinação do prefeito Doutor Pessoa é de que possamos atender a todos”, afirma o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.

Como solicitar a inclusão da rua

O diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves, explica que a seleção das ruas contempladas no programa foi realizada após um levantamento feito junto às associações de amparo às Pessoas Com Deficiência e que estão sendo atendidas, prioritariamente, as ruas que foram cadastradas primeiro.

“Nós fizemos um levantamento junto a algumas associações referentes às pessoas com deficiência física e pedimos a relação dos bairros e ruas em toda a cidade. Fizemos uma triagem e estamos atendendo primeiro as ruas que chegaram primeiro, mas vamos atender todas as ruas que tenham pessoas com deficiência”, garante Juca Alves.

O diretor de Asfalto acrescenta que as ruas que não serão contempladas nesta primeira fase do programa serão incluídas nas demais etapas. “As pessoas podem procurar as SAADs [Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas] de sua zona para fazer a solicitação de inclusão da via nas próximas fases do programa. Também podem procurar a ETURB. Após a solicitação, faremos uma visita técnica para que possamos incluir a via na programação de asfaltamento”, finaliza o diretor.


Fonte: PMT