Viver+Teresina inicia limpeza de lagoa e destinará aguapés para compostagem
Esse material vai sendo depositado nas margens da lagoa para secar e serão destinados para a produção de adubo orgânico pelo processo da compostagem
A lagoa do bairro Nova Brasília, zona norte, está ganhando vida novamente. O Viver+Teresina está iniciando o processo de limpeza e retirada dos aguapés ao mesmo tempo em que finaliza a construção do parque no entorno, com ginásio poliesportivo e outros equipamentos de lazer.
Em processo de degradação ao longo do tempo, essa lagoa tem cerca de 33 mil m² de área e seu espelho d’água estava escondido embaixo dos aguapés. No local, a população costumava jogar lixo doméstico, restos de podas e até animais mortos.
Estão sendo retirados, ao todo, cerca de 6 mil m³ de aguapés. Enquanto uma equipe vai, de canoa, fazendo a separação das plantas dentro da água, outra está na retroescavadeira fazendo a retirada. Esse material vai sendo depositado nas margens da lagoa para secar e serão destinados para a produção de adubo orgânico pelo processo da compostagem.
Esse utiliza os aguapés e outros materiais orgânicos, como casca de coco, restos de podas de árvores e lodo. Ao serem misturados, esses materiais passam por uma temperatura de cerca de 75ºC, o que elimina pragas ambientais e pequenos causadores de doenças.
“Estamos dando uma destinação ambientalmente sustentável para esses aguapés. Já foram feitos testes que comprovaram sua eficiência no composto. É mais uma solução inovadora que adotamos nesta obra, já que implementamos. no canteiro, o nosso próprio sistema de compostagem utilizando o resto dos alimentos dos trabalhadores. Além disso, os troncos de árvores mortas que haviam no local viraram vasos para as plantas do jardim que estamos fazendo ao lado da UBS”, explica Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.
Parque
O local também está ganhando um parque nessa área que estava totalmente degradada. Novas árvores serão plantadas, um jardim, quadra poliesportiva, equipamentos para a prática de tênis de mesa e futmesa, academias de força, quadra de areia, playground para as crianças e mobiliário, como bancos, lixeiras, iluminação e piso.
Fonte: PMT