Tabagismo - 23/06/2025 - 15:15

Municípios têm até quinta (26) para aderir ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo

O PNCT tem como objetivo reduzir o número de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, promovendo a diminuição da prevalência de fumantes



Foto: Sesapi

O prazo de adesão dos municípios ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) foi prorrogado e pode ser realizado até esta quinta-feira (26). As cidades que já estão com o cadastro ativo no programa também devem preencher o formulário com as informações sobre as atividades desenvolvidas durante o 1º quadrimestre de 2025.

O link do formulário está disponível em: https://forms.gle/2NiiEmgod3rcJuvX9.

“É importante que o gestor realize essa adesão para oferecer o tratamento aos fumantes do seu município. Esse tratamento é gratuito e inclui toda a medicação, além dos materiais informativos necessários para a condução do programa”, destaca Luciana Sena, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

O PNCT tem como objetivo reduzir o número de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, promovendo a diminuição da prevalência de fumantes. Só em 2024, o programa beneficiou um total de 4.579 pacientes que iniciaram o tratamento. Atualmente, 134 municípios piauienses já realizam o preenchimento regular do formulário e mantêm o cadastro ativo no programa.

Capacitação

Os municípios que aderiram ao PNCT poderão inscrever suas equipes de saúde no “Curso de Tratamento ao Fumante no SUS”, promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). A capacitação será realizada nos dias 8 e 9 de julho de 2025, de forma virtual, e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/51E932rL3LVqrCqV7.


Fonte: Sesapi