Inspirado no OPA estadual, Floriano lança versão municipal e irá beneficiar área urbana
Com foco inicial na área urbana, o OPA Municipal de Floriano já tem um cronograma definido. As primeiras etapas envolveram reuniões com associações de moradores
Inspirado no sucesso do Orçamento Participativo Digital (OPA), implantado pelo Governo do Estado do Piauí, o município de Floriano lançou, nesta sexta-feira (4), sua própria versão da iniciativa. O lançamento contou com a presença do prefeito Antônio Reis, do secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, além de gestores municipais, vereadores e representantes de associações comunitárias.
Com foco inicial na área urbana, o OPA Municipal de Floriano já tem um cronograma definido. As primeiras etapas envolveram reuniões com associações de moradores, que apresentaram suas principais demandas. Em seguida, essas propostas serão avaliadas quanto à viabilidade técnica e financeira, e depois, colocadas em votação online, aberta à população.
“Estamos organizados e confiantes de que esse programa vai garantir que as necessidades da população sejam ouvidas e votadas por ela mesma”, disse o prefeito Antônio Reis.

O secretário Washington Bonfim também ressaltou o pioneirismo do município. “Floriano é a primeira cidade do Piauí a implantar o OPA em nível municipal. Essa é uma das iniciativas do governador Rafael Fonteles para reorganizar o movimento comunitário e de bairros do Estado, e o OPA trouxe essa perspectiva de recursos destinados pela população, garantindo que exista uma conversa do povo com a gestão pública”, destacou.

Sobre o OPA
Criado em 2023 pelo Governo do Estado do Piauí, o Orçamento Participativo Digital é coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). A iniciativa tem como objetivo ampliar a escuta ativa da população, permitindo que comunidades escolham, por meio de votação, as obras e serviços que desejam ver implementados.
Na edição atual, o OPA conta com um investimento de R$ 80 milhões, consolidando o compromisso do governo com uma gestão pública mais participativa, transparente e conectada com as demandas reais da sociedade.

Fonte: Ccom