Mutirão do Instituto de Cidadania emite mais de 600 identidades em Novo Santo Antônio
A ação integra o projeto “Todos nós piauienses”, que tem como objetivo levar mais cidadania e garantir direitos à população piauiense
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital, realizou entre os dias 14 e 18 de julho, um mutirão de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), no município de Novo Santo Antônio. A ação integra o projeto “Todos nós piauienses”, que tem como objetivo levar mais cidadania e garantir direitos à população piauiense, com foco na inclusão social e no acesso ampliado a políticas públicas.
Durante os cinco dias de atendimento, foram emitidas mais de 600 Carteiras de Identidade Nacional. A ação ocorreu no Centro Administrativo do município e contou com a articulação de diversas frentes do poder público.

Diretores escolares, professores, agentes comunitários de saúde, servidores do CRAS, da prefeitura e do Governo do Estado participaram ativamente da operação, promovendo orientação à população, busca ativa nas zonas rurais, visitas domiciliares e apoio técnico durante os atendimentos.
Segundo a diretora de Cidadania Digital, Lívia Queiroz, a ação demonstra o potencial transformador do projeto. “Emitir a Carteira de Identidade Nacional para a população de Novo Santo Antônio é mais do que um esforço de logística, é garantir acesso a direitos, serviços e cidadania. A integração das instituições locais foi fundamental para o sucesso da ação, que resultou em mais de 600 emissões em apenas cinco dias. Estamos construindo um Piauí cada vez mais digital e inclusivo”, destacou.

A prefeita de Novo Santo Antônio, Elisa Paz, também reforçou a importância da iniciativa para o município, “Muito obrigado, governador, por essa parceria. Com certeza, Novo Santo Antônio terá números diferenciados a partir desse momento, dessa ação que foi de grande valia para nossa população”, disse.
O projeto “Todos nós piauienses” segue agora para os municípios de Riacho Frio e Santa Cruz do Piauí.

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, tanto na primeira via quanto para quem deseja substituir o modelo antigo.
Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com 183 unidades de atendimento, distribuídas em 158 municípios. Além da emissão da CIN, as Unidades de Serviços Digitais também ofertam serviços como o cadastro no ID Jovem, o SINPatinhas, a emissão de CPF e suporte à plataforma Gov.br.
Fonte: SSP-PI