Combate a violencia - 31/07/2025 - 08:30

Sempi realiza roda de conversa sobre violência contra a mulher em Santo Antônio dos Milagres

A atividade integra as ações itinerantes da Secretaria das Mulheres para fortalecer o acesso à informação e aos direitos das mulheres, em regiões afastadas dos centros urbanos



Foto: Sempi

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) esteve, nesta quarta-feira (30), no município de Santo Antônio dos Milagres, levando o Ônibus Lilás até a comunidade Carrapato, onde promoveu uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e os caminhos para enfrentamento e acolhimento.

A atividade integra as ações itinerantes da Sempi para fortalecer o acesso à informação e aos direitos das mulheres, especialmente em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Durante o encontro, foram abordadas as diversas formas de violência — física, psicológica, patrimonial, moral e sexual — e apresentadas orientações sobre onde e como buscar ajuda.

A secretária municipal de Assistência Social, Roberta Soares, destacou a importância da ação. “Tivemos o prazer de receber o Ônibus Lilás, que trouxe muitas informações sobre violência contra as mulheres e onde buscar ajuda. Muitas vezes, as mulheres vivem situações de violência sem saber que aquilo é uma violação de seus direitos. Essa escuta e orientação são fundamentais. Agradecemos muito a presença da equipe e reforçamos que vamos seguir com esse trabalho no município, levando informação para toda a população”, disse.

Moradora da comunidade, Eliane Gomes Vilanova participou pela primeira vez de uma roda de conversa sobre o tema e ressaltou o impacto da ação. “Gostei muito. Foi a primeira vez que participei e muitas coisas ditas aqui têm relação com minha própria história. É importante que essas atividades continuem, para que a violência contra a mulher possa ser realmente combatida”, avaliou.

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel de atendimento e sensibilização da Sempi, que leva serviços e informações a mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente nas zonas rurais. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar o alcance das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero e garantir que todas as mulheres, independentemente do território onde vivem, tenham acesso à informação, acolhimento e direitos.


Fonte: Sempi