Fiscalização - 09/10/2025 - 13:00

Governo do PI e ANTT firmam acordo para reforçar fiscalização do transporte de passageiros.

Parceria inédita entre as duas agências aprimora a integração das ações de fiscalização do transporte interestadual e intermunicipal, garantindo mais eficiência e segurança aos usuários



Foto: Ccom

O Governo do Piauí, por intermédio da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmaram, nessa quarta-feira (08), um acordo de cooperação técnica que marca um novo momento na regulação e fiscalização do transporte de passageiros no estado. A iniciativa tem como objetivo integrar esforços e otimizar operações conjuntas de fiscalização, fortalecendo o controle sobre o transporte interestadual, de competência da ANTT, e o intermunicipal, sob responsabilidade da Agrespi.

 

A assinatura do acordo ocorreu, na sede da ANTT, em Brasília, com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, da diretora-geral da Agrespi, Thaís Araripe, e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

 

O governador Rafael Fonteles ressaltou a importância do acordo como parte do esforço do Governo do Estado em modernizar a infraestrutura de mobilidade e assegurar a proteção do cidadão piauiense. “Essa parceria com a ANTT representa mais um avanço na governança pública do Piauí. Com essa integração, ganhamos eficiência, reduzimos sobreposições e damos mais segurança a quem utiliza o transporte coletivo. É um exemplo de como a cooperação entre instituições pode gerar ganhos concretos para a população”, reforçou o chefe do executivo.

 

Já o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, enfatizou o caráter inovador da cooperação e o impacto positivo esperado para o transporte de passageiros na região Nordeste. “A ANTT acredita que o fortalecimento das agências estaduais é essencial para uma regulação mais próxima da realidade local. Essa parceria vai permitir ações conjuntas, compartilhamento de informações e melhor planejamento das fiscalizações, ampliando o alcance e a efetividade das operações no Piauí”.

 

O acordo prevê a troca de dados, planejamento integrado de operações e capacitação conjunta das equipes técnicas, além de abrir caminho para futuras cooperações em áreas correlatas de regulação e fiscalização do transporte terrestre.


Fonte: Ccom