Rafael Fonteles anuncia inclusão da adutora da Serra da Capivara no Novo PAC
A obra irá contemplar 40 mil pessoas de São Raimundo Nonato e arredores
O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira(13), a inclusão da construção da adutora da Serra da Capivara (Serra Branca) no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A confirmação veio após reunião com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília. A obra irá contemplar 40 mil pessoas de São Raimundo Nonato e arredores.
O projeto visa ampliar e assegurar oferta de água para 9 municípios da região da Serra da Capivara, com reativação de 4 poços e construção de uma adutora de água bruta de montagem rápida, que será interligada ao sistema adutor do Garrincho.
A adutora é uma reivindicação secular naquela região, que sofre com os efeitos da seca e da estiagem. “O projeto já tá feito. Esperamos, em breve, iniciar a licitação desta obra hídrica tão importante para São Raimundo Nonato e região”, disse Fonteles.
A obra está sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O projeto mais recente prevê captação de água da Barragem do Jenipapo, no município de São João do Piauí, para levar até São Raimundo Nonato. A adutora é considerada estratégica para solucionar de forma definitiva a crise hídrica da região.
O senador Marcelo Castro acompanhou a reunião. “Com apoio do nosso presidente Lula e do governador Rafael Fonteles, vamos resolver em definitivo o problema de escassez de água da nossa querida cidade de São Raimundo Nonato”, declarou o parlamentar.
O prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro, destacou a relevância do anúncio. “Um momento histórico. Estamos felizes para entregar este grande presente para o povo de São Raimundo Nonato e região”, considerou.
Canal do Sertão
Rafael Fonteles citou outra importante obra de segurança hídrica para a região. O Canal do Sertão, que propõe a transposição das águas do Rio São Francisco até o Piauí, está em fase de estudos e discussões.
“Está sendo feito o Evetea (Estudo de Viabilidade) do Canal do Sertão. É um projeto longo, será bastante discutido com a sociedade, mas o primeiro passo também foi dado”, finalizou Rafael
Fonte: Ccom