Fundes lança I Colóquio Piauiense Sobre Turismo e Pandemia
O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19 e um dos primeiros a sentir os impactos negativos causados pelas políticas de restrições, cancelamento de viagens e fechamento de fronteiras
Diante desse cenário e da recente retomada da atividade, a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí (Fundes) e a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), seccional Piauí, elaboraram o I Colóquio Piauiense sobre Turismo e Pandemia: Desafios e Oportunidades, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, com palestras. E nos dias 2 a 6 de maio de 2022, com a oferta de minicursos.
O evento será virtual e contará com uma programação bastante diversificada e interativa acerca do tema proposto. Na ocasião, o trade turístico, representantes governamentais e sociedade civil organizada vão participar, com o intuito de elaborar a Carta de Teresina - Proposta para um turismo competitivo e sustentável no Piauí.
Programação do Evento:
Dia 28 de abril
18h: Cerimônia de abertura com representantes da Fundes e representantes do trade turístico do Piauí;
18h30: Palestra I - Turismo, novos cenários e Inovação: ressignificando saberes e práticas. Palestrante: Sidcley D’Sordi Alves Alegrini, doutor em Turismo Integral, Interculturalidade e desenvolvimento sustentável, pela ULPGC, Espanha Mestre internacional.
20h: Palestra II - Reinvenção dos Negócios Turísticos pós-pandemia.
Palestrante: Sandro Bello Barriga, mestre em Planejamento do Desenvolvimento MBA em Gastronomia e Gestão de Alimentos e Bebidas; bacharel em Turismo, pela Faculdade Seama; bacharel em Ciências Sociais, pela Unifap.
Dia 29 de abril
18h: Palestra III - Impactos da pandemia no turismo do Piauí e perspectivas do mercado. Palestrante: Marta Poggi, economista pela Unesp; especialista em Marketing Turístico; MBA em Marketing Estratégico; mestra em Ciências da Comunicação e Turismo, pela USP.
19h30: Mesa-Redonda - O turismo que o Piauí precisa! Debate entre o trade turístico, representantes governamentais e sociedade civil organizada com o intuito da elaboração da Carta de Teresina - Proposta para um turismo competitivo e sustentável no Piauí. Mediadora: Ana Angélica F. Costa, bacharela em Turismo, pela Unifor; mestre em Gestão de Negócios Turísticos, pela UECE e UB, da Espanha.
Dia 2 de maio
18h: Minicurso Marketing Turístico Digital. Carga Horária: 12 horas. Ministrante: Pedro Scrivano, bacharel em Marketing; mestre em Turismo; pós- Graduado em Gestão de Negócios: inovação e empreendedorismo.
Dia 3 de maio
18h: Minicurso Planejamento e Organização de Eventos Virtuais. Carga Horária: 12 horas. Ministrante: Francisca Kélvia Lustosa Silva - Especialista em Gestão Empresarial, pelo IFPI; empresária e proprietária da Empresa Matriz Eventos LTDA; instrutora no Senac, de Teresina.
Dia 4 de maio
18h: Minicurso Gestão de Canais e Tarifas para Meios de Hospedagem. Carga Horária: 12 horas. Ministrante: Anna Karolina Santos, bacharela em Turismo, pela UFPI; especialista em Gestão Hoteleira, pela Uespi.
Dia 5 de maio
18h: Minicurso Hospitalidade e Bem Receber - Os Desafios da Hotelaria na Pandemia. Carga Horária: 12 horas. Ministrante: Anecy Sousa Luna, bacharela em Turismo; Pós-graduada em Planejamento Turístico, Gestão de Eventos e Hotelaria.
Dia 6 de maio
18h: Minicurso Empreendedorismo no Turismo em Tempos de Crise. Carga Horária: 12 horas. Ministrante: Alex Albuquerque Souza, bacharel em Turismo, pela UFPI; especialista em Elaboração e Avaliação de Projetos Públicos e Privados, pela Facet.
Para inscrições:
https://eventosfundes.wixsite.com/coloquiopiauiense
Ou através dos contatos:
[email protected]
(86) 99442-4167
Fonte: ABBTUR