Artesanato - 05/07/2022 - 12:49

Projeto Saber Fazer inicia Curso de Fibra Natural em Altos

O projeto objetiva fortalecer as ações de artesanato para geração de novos negócios no Piauí



CCom Saber fazer fibra natural

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciou, nessa segunda-feira (4), o Curso de Fibra Natural, no Centro de Artesanato Poeta Zé da Prata, em Altos. A ação faz parte do Projeto Saber Fazer, que tem como objetivo fortalecer as ações de artesanato para geração de novos negócios no Piauí.

Durante o curso, os alunos terão oportunidade de conhecer mais sobre as fibras naturais e as técnicas para a criação do artesanato. Segundo a instrutora Marisa Veras, o artesanato é um trabalho manual e que tem como principal objetivo transformar matéria-prima em objetos para o nosso dia a dia. “Inicialmente tivemos uma roda de conversa em que foi apresentado o projeto e o curso. Estamos trabalhando com a palha de carnaúba que é uma matéria-prima de Altos e que representa a história e a cultura da região”, pontua.

Sobre o Projeto Saber Fazer

O Projeto beneficiará aproximadamente 800 pessoas de 27 cidades do Piauí. Em cada município será ministrado o curso de gestão, seguido por uma oficina com diferentes técnicas de Fibra Natural, Tecelagem, Crochê e Cerâmica. Na oportunidade, uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) vai realizar o cadastro das pessoas que tenham interesse em se formalizar como artesão.

Ao final do projeto está previsto a organização de uma feira que terá como objetivo proporcionar aos artesãos a oportunidade de negócios, o intercâmbio de experiências para que eles coloquem em prática tudo que aprenderam nas capacitações e oficinas oferecidas no projeto.


Fonte: CCom