Canto do Buriti ganha primeira obra completa sobre sua história
A obra reconta com precisão histórica as origens e adensamento do povoamento das ribeiras de Canto do Buriti, desde a presença indígena, ocupação portuguesa, às transformações sociopolíticas, religiosas, econômicas e culturais
O advogado, pesquisador e professor Carlos Alberto Amorim Andrade lançará no dia 21 de julho de 2022, no Adro da Matriz de Sant’Ana, em sua terra natal, o livro Canto do Buriti: história, memória, devoção e compromisso social.
A obra reconta com precisão histórica as origens e adensamento do povoamento das ribeiras de Canto do Buriti, desde a presença indígena, ocupação portuguesa, às transformações sociopolíticas, religiosas, econômicas e culturais de um dos maiores municípios do Piauí.
O livro é lançado por ocasião de duas comemorações importantes no calendário oficial de atividades do Estado e do município, o bicentenário da Independência do Brasil e o septuagésimo quinto ano da criação da Paróquia Sant’Ana de Canto do Buriti.
Para o autor, o momento é de muita felicidade e gratidão pela conclusão de um trabalho de mais de 8 anos de estudo: “desde muito jovem tive sempre a curiosidade e o desejo de entender mais sobre os primeiros moradores da minha cidade, o processo de emancipação política do município e as histórias e estórias narradas por minha gente. O que mais me chamou atenção nessa construção foi de confrontar os relatos dos mais velhos com os arquivos do Estado do Piauí e Nacional, a veracidade das histórias e a recordação latente na memória dos canto-buritienses”, disse o autor.
Carlos Alberto Amorim é advogado e professor de Direito de uma instituição privada em Teresina, e desde muito jovem promove encontros culturais e debate questões de educação, cultura dos povos e dos direitos humanos.
O lançamento acontece na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, às 21h, após a Novena de Sant’Ana padroeira de Canto do Buriti, que se celebra neste mês de julho. Parte das vendas do livro será destinada para a Revitalização do Salão Paroquial local.
Fonte: Divulgação