Teatro João Paulo II recebe primeira oitiva pública sobre a lei Paulo Gustavo em Teresina
A Lei Paulo Gustavo, criada no ano de 2022, tem como propósito incentivar a cultura e garantir recursos para ações emergenciais em todas as cidades do Brasil
O Teatro João Paulo II, na zona Sudeste de Teresina, será palco da primeira oitiva pública sobre a Lei Paulo Gustavo. O evento, que acontecerá nesta quinta-feira (1), é organizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e tem como objetivo principal esclarecer dúvidas e discutir como a nova lei beneficiará a população, bem como subsidiar a elaboração do plano de trabalho da legislação na cidade.
A Lei Paulo Gustavo, criada no ano de 2022, tem como propósito incentivar a cultura e garantir recursos para ações emergenciais em todas as cidades do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao renomado ator e comediante brasileiro, reconhecido por seu talento e contribuições para o cenário artístico do país.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Neto do Angelim, destacou a satisfação de poder ter esse diálogo com a população a qual a nova Lei irá beneficiar. “Com a implementação da Lei Paulo Gustavo, a cidade de Teresina se une ao esforço nacional de valorizar e fortalecer o setor cultural, oferecendo recursos e oportunidades para o crescimento e a divulgação do talento artístico local. A oitiva pública representa um marco importante nesse processo, permitindo que a comunidade participe ativamente na definição do plano de trabalho e na construção de uma cultura mais acessível e vibrante na cidade.” Finalizou o presidente.
Durante a oitiva pública, o presidente, juntamente com outros representantes da área cultural, terá a oportunidade de destacar os benefícios da lei para os artistas e produtores culturais de Teresina. Serão abordados temas como a destinação de recursos, os critérios de acesso e os mecanismos de incentivo à cultura previstos na legislação.
O evento é aberto ao público em geral, visando à participação e o engajamento no debate acerca da cultura e da aplicação da Lei Paulo Gustavo. Para ampliar o alcance e possibilitar que mais pessoas acompanhem as discussões, a oitiva será transmitida no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura pelo seguinte link: https://www.youtube.com/live/HgEHSofailo?feature=share.
A expectativa é que o encontro proporcione um espaço de diálogo entre a população, os gestores públicos e os representantes da cultura, contribuindo para o desenvolvimento de ações e políticas culturais mais inclusivas e efetivas na capital.
As próximas reuniões para tratar do assunto estão agendadas para o dia 3 de junho, no Teatro do Boi; no dia 5 de junho, para a população da área rural na Chapadinha Sul; e dia 6 de junho será a vez do Palácio da Música receber o debate.
Fonte: PMT