Teatro - 25/07/2023 - 15:37

13º FestLuso acontece em agosto em homenagem a grupos de teatro Portugal e do Brasil

De 21 a 27 de agosto, o evento que reúne apresentações teatrais e outras manifestações artísticas e culturais, também terá palcos inéditos, com entrada franca ao público, em Teresina - PI.



Aldeia Comunicação 13ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega a sua 13ª edição com espetáculos em homenagem ao teatro português com a apresentação de cinco produções lusitanas, sendo uma em parceria com Brasil e Cabo Verde. De 21 a 27 de agosto, o evento que reúne apresentações teatrais e outras manifestações artísticas e culturais, também terá palcos inéditos, com entrada franca ao público, em Teresina - PI.

Além de Portugal, o FestLuso terá apresentações de Moçambique e de Cabo Verde, ambos países africanos, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e de Pernambuco. Uma das atrações será a premiada peça paulista “Macacos”, interpretada por Clayton Nascimento, da Cia do Sal. A apresentação será no último dia do evento, 27, no Sesc Cajuína, às 19 horas. Muitos espetáculos trazem temas atuais que estão nas pautas de discussão, como diversidade de gênero e racismo.

Dos grupos estrangeiros, o FestLuso apresenta nesta 13ª edição os espetáculos portugueses:  “À mesa (Last Supper)", de Nelson Monforte Studio Theatre, com apresentação no dia 23 de agosto no Theatro 4 de Setembro. Criado a partir dos cadernos de Da Vinci, aborda o impacto do povo hebreu na história da humanidade e tem direção de Nelson Monforte; nos dias 24 e 25, também no 4 de Setembro, os espetáculos “Transgressões”, de Hoald Hoffmann, da companhia Teatro Extremo, e “Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho”, pelo Loup Solitaire, de Lisboa, respectivamente. No Sesc Cajuína,  mais dois espetáculos lusitanos: no dia 23, “Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” de Camões – Versão de Itinerância”, do grupo Musgo Produção Cultural, e no dia 26, “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto, pela companhia Saaraci Coletivo Teatral, de Cabo Verde/ Portugal / Brasil. De Moçambique, vem ao Piauí o espetáculo “O Roubo e os Gênios”, da Companhia de Teatro Hopangalatana.

De grupos brasileiros, o FestLuso traz também o espetáculo “Levando a vida no cabelo”, por Maria da Penha, do Rio de Janeiro, a se apresentar no Memorial Esperança Garcia, no dia 22 de agosto; “Café com queijo”, do Lume Teatro, de São Paulo, a se apresentar no Theatro 4 de Setembro, no dia 26; “Sabbath da Brixa”, de Samuel Alvis /Dqtf, de Teresina, no dia 24, no Sesc Cajuína, e “O Portal Encantado” - Teatro para Bebês, pelo Cia Dragão, de São Paulo, no Sesc Cajuína, no dia 27.

Haverá também programação no Parque da Cidadania, com grupos performando sobre o teatro de fantoche ou mamulengo. O Programa Formativo desta edição traz no dia 23, no Memorial Esperança Garcia, uma oficina com o tema “O Teatro e sua possibilidade”, tendo como ministrante Maria da Penha; e nos dias 21 a 26, no Club dos Diários, a Oficina Antropofágica de Teatro “Embora seja loucura tem seu método”, com o ministrante Pascoal da Conceição.

 No dia 26, acontece a Festa da Lusofonia, no Espaço Casa Soraya Guimarães, na zona leste de Teresina, com muita música e momento de confraternização dos artistas convidados e o público convidado. Importante destacar que em toda a programação, a entrada será gratuita, mas o público poderá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade. O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Produç&atil de;o: Navilouca Produções.


Fonte: Aldeia Comunicação