Teatro - 25/08/2023 - 15:14

Premiada peça “Macacos”, que faz reflexões sobre racismo, estará no FestLuso

Programação do FestLuso (Festival de Teatro Lusofono), com programação que começou no dia 21 de agosto e termina neste domingo (27), em Teresina.



Aldeia Comunicação Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)

Fenômeno de público, impactando plateia e a classe artística, o espetáculo “Macacos”, está na programação do FestLuso (Festival de Teatro Lusofono), com programação que começou no dia 21 de agosto e termina neste domingo (27), em Teresina.

Com a peça, que será apresentada no domingo, no teatro do Sesc Cajuína, às 19 horas, o ator, dramaturgo e professor de artes, Clayton Nascimento, que nasceu no Piauí e foi criado em São Paulo, ganhou os prêmios Shell de melhor ator e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), reconhecida como a mais tradicional na área da cultura no Brasil. A censura é 14 anos.
  
A peça “Macacos”, escrita, dirigida e protagonizada por Clayton Nascimento é a nova sensação do teatro carioca. O monólogo, que faz uma reflexão sobre o racismo e o genocídio negro no Brasil, ganhou elogios das atrizes Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Regina Casé, Lilia Cabral e muitos outros. 

O espetáculo aborda, a partir de episódios de racismo, nos quais a palavra “macaco” é usada como forma de denúncia do racismo estrutural na sociedade brasileira. A peça mostra o preconceito contra os povos pretos a partir do relato de um homem que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.

Num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações, a peça traz cenas pautadas na história brasileira, como também em situações vividas por grandes artistas negros: Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith, até alcançar relatos e estatísticas de jovens negros presos e executados. A Cia do Sal é uma companhia que surge na ocasião da peça “Macacos” em 2016. O grupo hoje é formado por atores e atrizes pesquisadores da cena, vindos da Escola de Arte Dramática da USP – EAD, Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT e Célia Helena. 

Este ano, o 13º FestLuso tem espetáculos de Portugal, Moçambique e do Brasil com apresentações gratuitas, em que o público deve levar um quilo de alimentos não perecível para o programa Mesa Brasil, do Sesc. As apresentações são no Theatro 4 de Setembro, Sesc Cajuína, Memorial Esperança Garcia, Parque da Cidadania, Clube dos Diários e Espaço Cultural Casa de Soraya. 

Nesta sexta-feira (25), a programação conta com a abertura dos espetáculos de bonecos, no Parque da Cidadania. São três espetáculos até domingo, numa homenagem ao Mestro Afonso Miguel, pioneiro nesta arte, que faleceu em Teresina, em 2019. O Casamento do Zé Pretm, da Cia Mamularte, de Teresina, se apresenta às 17 horas, para todas as idades. No Sesc Cajuína, a partir das 19 horas, o espetáculo O Roubo e os Gênios, da Companhia de Teatro Hopangalatana, de Moçambique, África, e fechando a programação, o espetáculo Damas da Noite, de Elmano Sancho, do grupo Loup Solitaire, de Lisboa, Portugal, no Theatro 4 de Setembro, às 20h30. Além disso, o último dia da oficina Embora seja loucura, tem seu método, ministrado por Pascoal da Conceição.

O 13º FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca Produções.



PROGRAMAÇÃO 13º FESTLUSO

DIA 25 / 08

CLUB DOS DIÁRIOS
14h30 às 17h30 - Oficina Antropofágica de Teatro “EMBORA  SEJA LOUCURA, TEM SEU MÉTODO”. Ministrante: Pascoal da Conceição – São Paulo

PARQUE DA CIDADANIA
17h30 - O CASAMENTO DE ZÉ PRETIM - Cia. Mamularte - Teresina - PI / Brasil.
40 min. Todas as idades

SESC CAJUÍNA - SALA BLACK BOX
19h - Espetáculo “O ROUBO E OS GÊNIOS” - Companhia de Teatro Hopangalatana, Moçambique - África - 45 min

THEATRO 4 DE SETEMBRO
20h30 - DAMAS DA NOITE, UMA FARSA DE ELMANO SANCHO - Loup Solitaire, Lisboa / Portugal. 1h / 16 anos

DIA 26 / 08

SESC CAJUÍNA - SALA BLACK BOX
17h - “SAARACI, O ÚLTIMO GAFANHOTO DO DESERTO” -  Saaraci Coletivo Teatral - Cabo Verde / Brasil / Portugal.  50 min / Livre

PARQUE DA CIDADANIA
17h30 - AS AVENTURAS DE CASSIMIRO COCO – Companhia Calunga de Teatro de Bonecos - Teresina – PI / Brasil 50 min / a partir de 5 anos

THEATRO 4 DE SETEMBRO
20h30 - CAFÉ COM QUEIJO – LUME Teatro – São Paulo - SP / 80 min / 12 anos

ESPAÇO CULTURAL CASA DE SORAYA
22h - FESTA DA LUSOFONIA
- Lançamento EP Concórdia – Thalys Cardeal
- Show e homenagens
- Encerramento da Oficina  Antropofágica “Embora Seja Loucura Tem Seu Método”,
- Poesia

DIA 27 / 08

PARQUE DA CIDADANIA
17h30 - A FLOR DO MAMULENGO - Mamulengo Água de Cacimba. Olinda - PE. 50 min / Livre

SESC CAJUÍNA – TEATRO
19h - MACACOS - Clayton Nascimento ( Cia do Sal ) - São Paulo. 3h / 14 anos

* MÓDULO CIRCULANTE
DIAS 21 A 26 / 08
ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA
Espetáculos:
A CRUZ DE RUFINO. Saaraci Coletivo Teatral - Cabo Verde / Brasil / Portugal.
A FLOR DO MAMULENGO. Mamulengo Água de Cacimba. Olinda - PE
DIA 26 / 08
PARNAÍBA – PI – TEATRO BENJAMIM SANTOS – MUSEU DO MAR
20h - TRANSGRESSÕES, de Roald Hoffmann - Teatro Extremo - Portugal. 60 min / 12 anos


Fonte: Aldeia Comunicação