Crianças assistem espetáculo com valores socioeducativos no 4 de Setembro
Eles assistiram ao espetáculo “A Escolinha do Mar”, baseado na obra homônima de Ruth Rocha, produzido pelo grupo VemArt.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Thereza Christina, da Rede Municipal de Ensino, proporcionou um dia cultural para seus alunos do Maternal II. Eles assistiram ao espetáculo “A Escolinha do Mar”, baseado na obra homônima de Ruth Rocha, produzido pelo grupo VemArt.
Segundo a diretora do CMEI, professora Raimunda Soares, a companhia geralmente se apresenta em escolas particulares e com ingressos entre os 50 e 60 reais. Mas, uma parceria permitiu levar os alunos da rede municipal por um valor bem menor. A professora Elizete Lopes, responsável por uma das turmas presentes no CMEI, afirma que o espetáculo mostrou em uma vertente lúdica e mágica os aprendizados passados através dos projetos de leitura desenvolvidos na escola.
“Levar as crianças ao teatro foi de grande importância para proporcionar e poder acompanhar com eles esse momento de descoberta, um local diferente, espaço de cultura, uma coisa que contribui para o desenvolvimento deles. Eles amaram, ficaram todos com os olhos atentos, batiam palmas toda hora, foi muito divertido”, pontua a professora.
O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, acompanhou as crianças durante todo o espetáculo e ressaltou a importância da presença dos alunos em eventos que demonstrem a nossa cultura.
“Tudo é um excelente aprendizado e temos que participar e levar nossos alunos para esta convivência”, ressalta.
Também presente no evento, a professora do CMEI Thereza Christina, Patrícia Batista, considera que levar as crianças para assistir ao musical é uma forma de estimular seu desenvolvimento enquanto cidadão e seres humanos.
“O momento foi importante para reforçar os valores que a gente sempre ensina quando conta histórias em sala e faz as crianças viverem esse universo da fantasia. O espetáculo traz as questões de não pegar as coisas do outro, de devolver, pedir desculpa, de dizer obrigado, de ser honesto, de gostar das pessoas, de cuidar, tudo isso foi explorado na apresentação”, destaca.
Por meio das fantasias coloridas, muita música e dança, o espetáculo busca levar conhecimentos pedagógicos e emocionais para as crianças, dentre a importância da educação, da amizade, do respeito, através de uma linguagem visual inteiramente inspirada no fundo do mar.
Fonte: PMT