Turismo - 29/06/2024 - 11:04

Palmas: surpresas entre o rio e a chapada na capital de Tocantins

Belezas naturais e históricas no estado mais novo do Brasil



Decoração Arraiá da Capital 2024. Palmas (TO) - Foto: Nícolas Barbosa

Foi-se o tempo em que fazer turismo no Brasil se resumia ao litoral. Destinos como Chapada das Mesas, Bonito e Gramado já entraram nos roteiros de muitos brasileiros e de turistas estrangeiros.
 
Um novíssimo destino que se insere nesse cenário é o Jalapão. Os fervedouros de águas límpidas azuis, os belos cenários dos chapadões e a cultura das comunidades locais já são bastante visitados durante todo o ano.

Para chegar a esse paraíso, o turista precisa passar pela capital mais nova do Brasil. Muitos viajantes ainda não separam 1 ou 2 dias para Palmas, capital de Tocantins. Esses não sabem as surpresas que podem encontrar na belíssima região.

Ao pousar no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues já é possível ter uma noção das belezas naturais que a região oferece. O avião desce sobrevoando um enorme espelho d’água que é o lago formado pelo represamento do Rio Tocantins. No horizonte, avista-se uma cadeia de chapadões com seu topo grande e plano e as escarpas bem inclinadas.

Ambas as belezas naturais oferecem atrativos turísticos que agradam os turistas. O Lago de Palmas preenche uma área equivalente a mais de 70 campos de futebol com águas esverdeadas que compõem o cenário para um lindo pôr do sol e para diversas praias que tem no plano de fundo os chapadões.

Uma das opções é a Praia do Segredo, que fica na cidade de Lajeado (60 km de Palmas). O nome é uma referência ao Morro do Segredo, uma formação rochosa de 250 metros de altura que margeia a praia e que, diz a lenda, foi atingido por um meteoro. Além da bela paisagem e da água morna, quiosques vendem pratos de peixes como pirarucu e tucunaré.

Outra opção, que vai ser inaugurada em breve é o Resort Five Senses. Além das tradicionais mordomias desse tipo de empreendimento, como boa gastronomia, conforto e opções de relaxamento e estética, o resort vai dispor da maior piscina de borda infinita do Brasil.

Para quem gosta de trilhas e mais opções de aventura, a pedida é buscar opções na chapada. Há cachoeiras, pinturas rupestres e, claro, belas vistas panorâmicas de toda a região. Uma opção é a Trilha da Miau, que está a apenas 30 minutos de Palmas.

Uma capital que valoriza sua curta história

Com apenas 35 anos, Palmas é uma capital jovem, a mais nova do Brasil. No entanto, andar pelas avenidas Juscelino Kubitschek e Teotônio Segurado ou pela Praça dos Girassóis é experienciar a história do país. 

As referências ao urbanismo modernista de Brasília são um comparativo natural. Avenidas largas com passeios repletos de árvores nativas; aglomerados urbanos divididos por setores e não por bairros; e prédios públicos concentrados em uma única esplanada que contempla Legislativo, Judiciário e o Executivo com os seus gabinetes. Características que demonstram o quanto Juscelino Kubitschek influenciou os primeiros governantes tocantinenses.

O comparativo fica ainda mais forte ao conhecer as referências históricas de Siqueira Campos. Quatro vezes governador do Tocantins, o cearense teve uma vida dedicada ao território. Quando deputado federal por Goiás, apresentou vários projetos na Câmara Federal para a emancipação do norte goiano, mobilizou toda a população nessa luta e chegou a fazer greve de fome pela causa.

O homem se alia ao mito criado em torno de Siqueira Campos ao visitar o Palácio dos Girassóis, com seus painéis formados por mais de 1.600 azulejos e o marco do centro geográfico do Brasil. 

Na Praça dos Girassóis, as referências são ao movimento tenentista que culminaria em questões históricas como a Coluna Prestes e a Revolução de 1930. Lado a lado, há um monumento aos revoltosos dos Dezoito do Forte de Copacabana, entre eles um parente do ex-governador, o tenente Antônio de Siqueira Campos, e o Memorial Coluna Prestes.

Além da praça monumental está a valorização da cultura popular de um estado que mistura cerrado, sertão e Amazônia. Logo que o Tocantins foi emancipado, foi criada a tradição do Arraiá da Capital. No evento, culinária, artesanato com capim dourado, atrações nacionais e quadrilhas juninas locais super produzidas fazem a alegria de milhares de visitantes.

A visita a Palmas deixa uma vontade de querer descobrir mais. Conhecer o Brasil e sua mais nova capital com suas belezas naturais e riqueza histórica, apesar da juventude, é a demonstração de quanta riqueza e diversidade há no nosso país. 

O jornalista Nícolas Barbosa conheceu Palmas participando da reunião do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET). O evento contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Tocantins, Five Senses Resorts e Prefeitura de Lajeado.


Fonte: Abrajet-PI