Festival da Pesca - 29/08/2024 - 11:43

Acontece o I Festival da Pesca das Comunidades Tradicionais Pesqueiras

O evento acontece entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024.



Foto: MPP-PI

O litoral piauiense vai sediar o I Festival da Pesca das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, um evento importante e necessário que promete destacar a rica tradição da pesca artesanal no estado. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024.

O festival foi pensado, elaborado e criado por pescadores artesanais do Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais do Piauí (MPP-PI), em parceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Comissão Ilha Ativa (CIA) e a Articulação Nacional das Pescadoras do Piauí (ANP-PI), e vai oferecer espaço para que as comunidades pesqueiras tradicionais mostrarem seu trabalho e suas práticas de pesca.

“A expectativa é que ao reunir essas comunidades, o evento não só valorize as contribuições da pesca artesanal para a economia local e à cultura piauiense, mas também amplie a visibilidade de suas técnicas e tradições”, afirma Maria Celeste, do MPP-PI, uma das organizadoras do evento.

Durante três dias, o festival oferecerá uma programação diversificada com ações festivas, de geração de renda, valorização da cultura pesqueira e educativas. Como a Feira de Produtos da Pesca, Exposições de Materiais e Utensílios, Mostra de Embarcações e Gastronomia.

O festival também coloca um forte foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente. Diversas atividades estarão voltadas para promover práticas pesqueiras responsáveis e sustentáveis, abordando temas como a conservação de recursos hídricos e a proteção de espécies ameaçadas. Com o evento, e ainda focando na sustentabilidade ambiental, espera-se trazer a visibilidade e a importância de garantir seus territórios tradicionais preservados e seus direitos, que são amplamente violados. 

O I Festival da Pesca das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí é mais do que um evento festivo; é uma afirmação do compromisso com a preservação da cultura pesqueira e com a sustentabilidade ambiental. O festival representa um passo significativo para fortalecer a identidade cultural das comunidades pesqueiras e para garantir que suas práticas sejam reconhecidas, valorizadas e respeitadas.


Fonte: MPP-PI