Museu do Piauí recebe exposição em homenagem ao professor e historiador Odilon Nunes
Mais de 200 quadros compõem a mostra "Professor, aquele que encanta" que pode ser apreciada pelo público até o dia 31 deste mês.
O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, localizado no Centro de Teresina, recebe a exposição "Professor, aquele que encanta", em homenagem ao professor e historiador Odilon Nunes, que dá nome ao local. A exposição também é uma homenagem ao Dia do Professor, que será celebrado na próxima terça-feira (15). A mostra foi aberta, nessa quinta-feira (10), e pode ser apreciada pelo público até o dia 31 deste mês.
Mais de 200 quadros compõem o acervo, produzido por alunos da 6ª série até o 3º ano do ensino médio do Colégio Castro Alves, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina.
"No dia em que comemoramos os 125 anos do professor e historiador Odilon Nunes (in memoriam), convidamos os piauienses a prestigiarem essa exposição que faz uma justa homenagem a todos os professores que contribuem valorosamente para o crescimento moral e intelectual dos nossos estudantes", pontua a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
O historiador do Museu do Piauí, Gilvan Oliveira, informou que todos os anos, desde 1999, dentro da semana de aniversário de Odilon Nunes, são realizadas atividades pedagógicas de interação do museu com a comunidade escolar, com ações que iniciam sempre no dia 10 de outubro, data de nascimento de Odilon Nunes. "Os professores são profissionais que atuam de forma valorosa, trabalhando com a questão moral e ética, formando pessoas para o futuro", resume o professor.
A professora Maria Célia, do Colégio Castro Alves, disse que o objetivo da exposição é mostrar o lado cognitivo, criativo e subjetivo dos alunos com um olhar especial para a importância do professor.
Já Raimunda Soares, orientadora do acervo do Museu do Piauí, ressaltou que o professor é de grande importância para toda a sociedade. "Depois dos nossos pais, o segundo educador para toda a população é o professor, fundamental para o desenvolvimento da humanidade", frisa a professora.
A estudante Allana Vitória, 13 anos, levou para a exposição um quadro com a pintura de uma borboleta para homenagear os professores. "A borboleta representa bem o papel do professor com os alunos, porque se a gente pensar no ciclo da borboleta, ela começa como lagarta até virar uma borboleta, e para isso vai precisar passar por um aprendizado, e o professor vai se encaixar nesse aprendizado”, explica a aluna.
Odilon José Nunes nasceu em Amarante (PI), em 10 de outubro de 1899 e morreu em Teresina, no dia 22 de agosto de 1989. Ele foi um professor e historiador brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras (APL). Primeiro ocupante da cadeira 34, cujo patrono é Anísio Brito.
Fonte: Ccom