Bioparque Zoobotânico recebe 155 mil visitantes em 2025 e amplia funcionamento com horário noturno
No local, os visitantes encontram uma série de atividades de lazer, educação e convivência
O Bioparque Zoobotânico de Teresina recebeu 155,7 mil visitantes entre janeiro e agosto de 2025 e se consolida como um dos principais espaços de lazer, turismo e educação ambiental da capital piauiense. Localizado no bairro Morros, Zona Leste, o Bioparque é uma Parceria Público-Privada (PPP), administrada pela Secretaria da Administração (Sead), que oferece contato direto com a natureza, trilhas ecológicas, áreas de convivência e atividades esportivas, além de ser referência em conservação e educação ambiental.
De acordo com o diretor-geral, Campelo Neto, o crescimento da visitação é resultado da combinação entre boa infraestrutura, diversidade de atividades e ações permanentes de valorização da fauna e da flora. “O coração mais verde da cidade é o Bioparque Zoobotânico, que mais do que nunca vem ganhando vida. Hoje, para quem quer visitar com a família, trazer de volta aquele poder de pertencimento, o ambiente está maravilhoso, extremamente receptivo, com inúmeras opções de atrações, um lugar realmente familiar”, destacou.

Segundo Campelo Neto, a procura pelo espaço tem sido crescente. “Esse ano a gente já passou a barreira dos 150 mil visitantes. A expectativa é que ao final de setembro, com o funcionamento noturno que iniciamos, recentemente, a gente chegue aos 200 mil visitantes. É um número que nos deixa muito feliz, mostra que o trabalho está sendo bem feito”, comemorou o gestor, acrescentando que, com a programação especial do mês das crianças, em outubro, a expectativa é superar 30 mil visitas apenas neste mês.

Estrutura de lazer e atividades
Além de contemplar a fauna e a flora, os visitantes encontram no Bioparque uma série de atividades de lazer, educação e convivência. O espaço oferece passeios de pedalinho no lago, a Trilha dos Ipês, áreas para piqueniques em família e uma estrutura de lazer infantil com playground, brinquedos infláveis, trenzinho e triciclos. Também há pistas para caminhada, cooper e ciclismo, utilizadas diariamente por quem busca contato com a natureza aliado à prática esportiva.

O Bioparque conta ainda com praça de alimentação, restaurantes e lanchonetes, além da tradicional Feirinha Verde, realizada aos domingos, que comercializa produtos da agricultura familiar. A programação também é reforçada por ações educativas, como aulas-passeio para escolas, plantio de mudas, exposições e mutirões de conscientização ecológica.

Funcionamento
Uma das principais novidades é a ampliação do horário de funcionamento para o período noturno. O Bioparque agora abre no período da noite, funcionando de terça-feira a domingo das 7h às 23h, com acesso antecipado para sócios a partir das 5h. A visitação aos animais segue restrita até às 17h, sendo suspensa após esse horário.
A coordenadora do Comitê de Monitoramento e Gestão de Contratos (CMOG), da Secretaria da Administração (Sead), Justina Vale, reforça que a medida de abertura foi adotada após a administração identificar uma demanda crescente por parte da população teresinense. “As pessoas já pediam para que funcionasse nesse horário. E a ideia é que, futuramente, se abram novas áreas do parque à noite. Já temos um projeto de iluminação para viabilizar isso”, destacou.

Novas atrações
Segundo a administração do Bioparque, em outubro será inaugurada a área de arvorismo, com 150 metros de extensão, mais de doze torres integradas à natureza, além de seis torres de escalada e uma tirolesa de bike. Outra novidade é a implantação da equoterapia e equoterapia esportiva. O Parque já mantém atividades de hipismo noturno no espaço. Para mais informações sobre o Bioparque, os visitantes podem acessar a rede social oficial no instagram @bioparquezoobotanico

Fonte: Ccom