Afroempreendedorismo ganha vez e voz com apoio do Sebrae
Ao completar 53 anos de existência, instituição reforça compromisso de apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios de impacto
Quem passa pelo centro antigo do Rio de Janeiro, aos sábados, tem a opção de conhecer e saborear a Feijoca da Ju, que acontece no Ateliê Bonifácio. Além de oferecer comida e som de qualidade em um sobrado, o ambiente respira a cultura afro-carioca da capital, impulsionando a economia criativa e o empreendedorismo local.
O pequeno negócio foi idealizado há 9 anos pela designer de interiores e empresária Juliana Bonifácio que também atua na área de reformas. Sem uma estratégia estruturada, ela conta que o negócio foi crescendo e que, no meio da trajetória, o Sebrae apareceu para ajudá-la a avançar.
“O Sebrae tem uma escuta humanizada e assertiva de entender que os empreendimentos não são uma coisa só, principalmente para nós que trabalhamos com impacto social e cultura e não conseguimos investimentos simples que qualquer botequim consegue”, avalia.
Juliana lembra que participou de mentorias do Sebrae com foco em mulheres pretas empreendedoras. Depois recebeu a visita da equipe da instituição que foi pessoalmente no Ateliê para entender as necessidades da empresa.
O Sebrae me ajudou a elaborar um plano de negócio para ter uma rentabilidade, estruturar os processos com os quais eu quebrava muito a cabeça. Também me deu oportunidade de fazer conexões com outros empreendedores em encontros, oficinas e eventos.
Juliana Bonifácio, empreendedora.
Atualmente, no Ateliê Bonifácio funcionam 24 empreendimentos no ramo da moda, arte, gastronomia, entre outros segmentos. “Nossa casa recebe com afeto, acolhimento. As pessoas se sentem abraçadas e pertencentes a esse lugar”, acrescenta.
Capacitação 100% gratuita
No Rio de Janeiro, o Sebrae está com inscrições abertas, até o dia 9 de julho, para o projeto Afroempreendedorismo, voltado a atender pequenos negócios da região metropolitana da capital. São 30 horas de capacitações totalmente gratuitas, no formato on-line e presencial nas áreas de finanças, marketing, planejamento e processos. Para se inscrever, basta acessar a página do projeto.
Fonte: Sebrae