Com apoio da SAF, feira incentiva empreendedorismo de jovens no campo
Participaram estudantes de escolas dos municípios de Piracuruca, Batalha, Esperantina, Queimada Nova e São João do Arraial
O Centro Cocais, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realizou uma feira educacional sobre projetos de vida e educação financeira. O evento ocorreu nesta sexta-feira (5), no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, localizado na Praça Pedro II. No local, 21 estudantes apresentaram experiências desenvolvidas ao longo do Projeto Empreender, Educação Financeira e Cidadania, executado pela instituição.
A feira contou com empreendimentos da agricultura familiar criados por jovens, estimulando seu protagonismo e o desenvolvimento de conhecimentos voltados para a vida financeira. Participaram estudantes de escolas dos municípios de Piracuruca, Batalha, Esperantina, Queimada Nova e São João do Arraial.
A chefe de gabinete da SAF, Josineide Costa, destacou que o evento é uma oportunidade para que os jovens do campo apresentem seus trabalhos. “O Centro Cocais é um grande parceiro da SAF, mais uma vez trazendo esses jovens incríveis, expondo projetos voltados para a agricultura familiar, desde mel, ovos caipira até aves. Isso incentiva a ideia de que o campo é um ótimo lugar para viver. O apoio da SAF vem justamente para fortalecer esses laços, ajudando os jovens a transformarem seus empreendimentos em fonte de renda para suas famílias. É um incentivo à nova geração, algo muito positivo para nós”, afirmou a servidora.

O coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, ressaltou que a parceria com a SAF tem sido importante para fortalecer o empreendedorismo dos jovens. “Estamos realizando esta feira em parceria com o Governo do Estado, por meio da SAF e da Seduc. Os jovens organizaram seus empreendimentos ao longo do ano, e, junto a suas famílias, estão recebendo apoio para desenvolver essas atividades. A parceria com a SAF é estratégica, não apenas no projeto de educação financeira para jovens, mas também na agricultura familiar, com outras iniciativas que o Centro Cocais desenvolve. Esta feira é resultado da soma dessas parcerias que construímos ao longo do tempo”, explicou o representante.

João Henrique, do município de São João do Arraial, compartilhou a experiência de expor seu projeto durante o evento. “Eu trouxe ovos da raça Isa Brown. Meu empreendimento se chama J.H Ovos. O projeto é muito bom, a gente calcula tudo o que vai gastar com o produto para definir o preço correto. É uma atividade que contribui muito para os jovens e empreendedores da minha região”, contou o participante.
Fonte: Ccom

