Piauí busca converter força da energia limpa em mais empregos e desenvolvimento
O estado gera 9 GW de potência e consome apenas 1 GW.
Durante entrevista para veículo de mídia nacional, nesse domingo (1º), o governador Rafael Fonteles destacou o protagonismo do Piauí no setor de energias renováveis e os investimentos que vêm sendo atraídos a partir da capacidade de geração do estado. Segundo o chefe do executivo estadual, o estado já ocupa posição de destaque nacional na produção de energia limpa, com ampla margem para expansão econômica e industrial. O Piauí é o terceiro maior produtor de energia solar e eólica do Brasil.
“O Piauí gera 9 GW de potência e consome apenas 1 GW. A ideia é industrializar, de forma verde, esse excedente de energia com data centers, hidrogênio verde e aço verde”, destacou o governador, ao explicar que o desafio agora é transformar a capacidade energética em desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Fonteles ressaltou que esse cenário tem atraído projetos de grande porte, inclusive integrados a outros estados do Nordeste, mas com investimentos diretos no território piauiense. Um dos exemplos citados foi a implantação de um parque eólico no sul do estado, que vai abastecer um empreendimento de tecnologia em outro estado. “O Ceará irá receber um projeto muito relevante de data center, mas o parque eólico que vai abastecer esse equipamento fica no Piauí, no município de Dom Inocêncio. O Piauí vai receber um investimento de R$ 5 bilhões para a construção desse parque eólico”, explicou o gestor.

De acordo com o governador, a estratégia do Governo do Estado é consolidar o Piauí como referência nacional na transição energética, combinando a produção de energia renovável com novos projetos industriais de baixo impacto ambiental. A proposta envolve agregar valor à energia gerada, estimular cadeias produtivas sustentáveis e fortalecer a economia estadual a partir de um modelo alinhado às demandas globais por energia limpa.

Fonte: Ccom

