Educação - 09/05/2022 - 14:43

Semec e Centro da Juventude Santa Cabrini articulam fortalecimento de parceria

A proposta é que a Escola Municipal Monteiro Lobato, que recebe suporte do Centro, passa a ser de tempo integral



PMT Parcerias

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Centro da Juventude Santa Cabrini, localizada no bairro Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, iniciaram conversas com o intuito de ampliar a parceria já existente. A proposta é que a Escola Municipal Monteiro Lobato, que recebe suporte do Centro, passa a ser de tempo integral. O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Marcio Allan, também participou da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (09), na sede do Centro.

“O Centro tem o desejo de expandir essa parceria e na conversa de hoje foi acenado positivamente, tanto da Semec quanto da Semcaspi, essa possibilidade. Nós temos experiência na educação integral, já fazemos isso há 20 anos aqui na Vila Irmã Dulce e podemos ampliar esse atendimento, que hoje é de 150 alunos na Escola Municipal Monteiro Lobato. Com isso quem ganha é a comunidade”, afirma a diretora do Centro da Juventude Santa Cabrini, Denise Morra.

O Centro da Juventude Santa Cabrin atende, além da E.M Monteiro Lobato, a E.M Professora Maria do Socorro Pereira da Silva, E.M Dom Helder Câmara e E.M Raimundo Nonato Monteiro Santana. Promove ações voltadas para o desenvolvimento humano e o exercício do voluntariado, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino por meio de atividades complementares no contra turno escolar: oficinas lúdicas, jogos, aulas de informática, leitura e atividades voltadas à formação da cidadania.

“A coordenação das Escolas de Tempo Integral da Semec vai avaliar a possibilidade de ampliação da jornada na E.M Monteiro Lobato e se houver essa viabilidade poderemos implementar já no segundo semestre deste ano. Inicialmente em uma série do ensino fundamental e depois poderemos ampliar esse atendimento”, diz o secretário Municipal de Educação. Nouga Cardoso.

Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

No retorno às aulas, alunos da E.M Monteiro Lobato participaram de uma ação votada à sensibilização no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. As crianças foram orientadas sobre como agir em situações deste tipo, como contar para os pais sobre qualquer comportamento suspeito de algum adulto ou ligar para o Disque 100.


Fonte: PMT