Escola do Mar vai oferecer cursos técnicos voltados para atividades da pesca
A escola vai funcionar na Unidade Escolar Augusto Veloso, em Luís Correia
O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizaram uma visita técnica à Escola do Mar, na manhã desta quinta-feira (14). A escola vai funcionar na Unidade Escolar Augusto Veloso, em Luís Correia.
Rafael Fonteles explicou que a escola tradicional do município está sendo reformada, ampliada e modernizada e o foco é transformá-la em uma escola de tempo integral que tenha formação técnica para as profissões ligadas à cadeia da pesca, para que haja uma qualificação da mão de obra piauiense, a fim de aproveitar as novas vagas de emprego que vão surgir com o Porto Piauí.
“O primeiro terminal do Porto Piauí é o terminal pesqueiro e, ao lado do cais pesqueiro, nós teremos a indústria de conservas, portanto é muito importante qualificarmos nossa mão de obra de jovens e de adultos que já trabalham nessa cadeia da pesca para que o nosso povo aproveite essas oportunidades de trabalho, emprego e renda”, destacou o governador.
A Escola do Mar vai contar com laboratórios que simulam as práticas náuticas, a navegação e o processamento do pescado e de acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, os dois primeiros cursos oferecidos pela Escola do Mar serão de Técnico em Portos e Técnico em Pesca.
“Serão cursos voltados para as atividades da pesca, processamento de pescados e transporte aquaviário. A Escola do Mar conta com um investimento de mais de R$ 3 milhões e vai oferecer laboratório de microbiologia, laboratório de processamento de pescados, simulador de condução de embarcações de navegação, oficina de embarcações, laboratório de informática, ou seja, toda uma estrutura de uma escola de referência para subsidiar todas as áreas, todas as atividades que serão fomentadas pelo Porto Piauí, inaugurado pelo governador Rafael Fonteles”, ressaltou o secretário.
As obras do local começaram em maio e a Escola do Mar, em Luís Correia, vai contar com espaço para coordenação, secretaria, diretoria, sala de professores, almoxarifado, 10 salas de aula, pátio de oficinas, sala de mediação tecnológica, laboratório de simulação de condução de embarcação, laboratório de microbiologia, laboratório de processamento de alimentos e pescados, pátio coberto, refeitório, sala de descanso, cozinha, área de serviço, despensa, 02 depósitos de equipamentos, casa de gás, casa de lixo e banheiros com vestiários masculinos e femininos.
O valor da obra é de R$ 2.273.482,29, com investimentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Fonte: Seduc