Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas combatem incêndio florestal em Pedro Laurentino
Bombeiros de Teresina, São Raimundo Nonato e Oeiras estão atuando no município
Três equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí foram deslocadas, na noite desta quarta-feira(18), para a cidade de Pedro Laurentino, a 450 km ao sul de Teresina, para combater um incêndio florestal de grande proporção que atinge o município.
Uma equipe de Teresina com oito bombeiros militares, uma viatura ABT (Caminhão Auto Bomba Tanque), juntamente com as equipes de São Raimundo Nonato e de Oeiras, iniciaram o combate ao fogo na mata da região, impedindo a propagação das chamas rumo às fazendas e propriedades no entorno da vegetação.
Para reforçar o combate ao fogo no local, uma brigada do município de Pedro Laurentino, com 15 integrantes, também foi acionada.
“Mesmo com uma situação de fogo intenso como essa de Pedro Laurentino, nossas equipes conseguiram controlar as chamas. Três equipes com mais o reforço de brigadistas conseguiram evitar qualquer situação de perigo para as propriedades da região, contendo assim as chamas mais fortes”, explicou o chefe Operacional dos Bombeiros, coronel Egídio Leite.
De acordo com o sargento Elvis, responsável pela operação, embora tenha um fator negativo de ‘linha de vento’ muito forte, circulando pelo perímetro de combate das equipes, o trabalho continuou nesta quinta-feira (19).
“Estamos monitorando uma área com cerca de 20 quilômetros distante da sede da cidade. Mesmo com tudo sob controle, estamos enfrentando o famoso fogo de chapada, aquele que requer equipes distribuídas mata adentro, já que com o vento, os focos se espalham ao longo desta vegetação. Mesmo com as rajadas de vento, tiramos os principais focos e conseguimos conter as chamas", ressaltou o sargento.
Na estrada que liga as propriedades rurais a sede do município de Pedro Laurentino, onde o foco continua sendo monitorado, restam apenas pontos de calor.
As equipes do Corpo de Bombeiros seguem controlando as chamas para evitar acidentes envolvendo motoristas que trafegam nas proximidades do local.
Fonte: Ccom