Estudantes do Piauí participaram do Seduckathon, um intercâmbio educacional na Coreia do Sul.
Com sorrisos ansiosos e olhos cheios de emoção, os intercambistas foram acompanhados por familiares, amigos e professores, que, orgulhosos, despediram-se com abraços apertados e votos de sucesso
Na tarde desta quinta-feira (10), o Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, ficou pequeno para tamanha expectativa de vinte estudantes e quatro professores, vencedores da primeira edição do Seduckathon. A comitiva embarcou rumo à Coreia do Sul para um intercâmbio educacional na Korea Vocational College of Information and Technology. Com sorrisos ansiosos e olhos cheios de emoção, os intercambistas foram acompanhados por familiares, amigos e professores, que, orgulhosos, despediram-se com abraços apertados e votos de sucesso.
As quatro equipes que estão embarcando são formadas por alunos dos Cetis Raimundo Pessoa (Monsenhor Gil), Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Raimundinho Andrade (Campo Maior) e Conselheiro Saraiva (Batalha).
Para muitos desses jovens, essa será a primeira experiência internacional, uma conquista que, além de marcar suas vidas, inspira suas comunidades escolares. A jornada deles representa a força transformadora da educação pública do Piauí, provando que, com esforço e oportunidades, sonhos podem ser alcançados.
O professor Diógenes Vieira, orientador da equipe do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, compartilhou sua emoção no momento do embarque. “Criamos muitas expectativas, agora é a hora de colher os frutos de tudo que batalhamos. Lá teremos um curso intensivo de Python, mas também teremos atividades culturais e a oportunidade de conhecer profundamente a cultura coreana. É uma experiência que nunca sonhamos ter”, afirmou.
Entre os estudantes, a euforia e o nervosismo eram evidentes. Izabel Letícia Alves, de 16 anos, aluna do CETI Conselheiro Saraiva, de Batalha, destacou a relevância do projeto que levou sua equipe à vitória no Seduckathon. "Desenvolvemos a plataforma LivroTech, que incentiva a leitura através de gamificação e inteligência artificial e estou muito feliz com essa oportunidade. Nunca imaginei que fosse visitar a Coreia do Sul, é um sonho se tornando realidade", disse, com um sorriso que transbordava a empolgação de uma fã de K-pop, abreviação de "Korean Pop," gênero musical originado na Coreia do Sul que se tornou um fenômeno mundial.
Rodrigo Torres, Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está representando o Secretário de Educação, Washington Bandeira, e acompanhará a comitiva até o país asiático.
“Eles vão ter a participação do Governador Rafael Fonteles e do Secretário Washington Bandeira, que estão na China, mas que estão indo em direção à Coreia do Sul na próxima semana. A comitiva de intercambistas será recebida pela embaixada brasileira na Coreia do Sul, pela reitoria da universidade, fazendo uma verdadeira recepção para os nossos alunos”, explicou.
Nos próximos 30 dias, os estudantes piauienses terão a chance de mergulhar em uma cultura rica e diversa, participando de aulas de inglês, programação e imersão tecnológica na Korean IT Vocational College, uma das instituições mais renomadas da Coreia do Sul. O Governo do Piauí, por meio da Seduc, custeou todos os gastos da viagem, incluindo a emissão de passaportes, curso intensivo de inglês, passagens, hospedagem e alimentação, além de fornecer materiais de estudo.
“Estamos acompanhando de perto cada passo. A Seduc cuidou de todos os detalhes para que eles tenham uma vivência enriquecedora, com tudo planejado, desde os passaportes até o apoio financeiro para despesas pessoais. É uma oportunidade única, e eles vão voltar com uma bagagem não só de conhecimento, mas de vida", destacou Rodrigo Torres.
Os estudantes e professores também receberam kits de viagem que contêm notebooks, malas, roupas, cadernos e outros itens essenciais. Além disso, todos contarão com um seguro saúde para emergências e uma bolsa de 300 dólares para despesas pessoais.
Fonte: Seduc