PPAIC - 12/10/2024 - 12:02

O PPAIC busca alfabetizar 80% das crianças da rede pública do Piauí na idade certa.

Dessa forma, conseguiremos atender adequadamente às necessidades das crianças, garantindo que elas aprendam a ler e escrever na idade certa e tenham um aprendizado cada vez melhor.”, afirmou Bandeira



Foto: Seduc

Criado com o objetivo de garantir que todos os alunos concluam o 2° ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado que funciona em regime de colaboração com os municípios, para o fortalecimento da educação infantil.

Com a adesão dos 224 municípios, e abrangendo 100% das secretarias municipais do Piauí, o programa de alfabetização na idade certa se consolidou como a maior iniciativa de colaboração já realizada no Piauí. Ao todo, o PPAIC beneficia mais de 211 mil alunos, em 2.734 escolas.

Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, o programa desempenha um papel indispensável para os primeiros passos da educação infantil nos anos iniciais. “O PPAIC fortalece o regime de colaboração entre estados e municípios e é fundamental para que a educação seja vista como uma prioridade, independentemente das mudanças políticas. Dessa forma, conseguiremos atender adequadamente às necessidades das crianças, garantindo que elas aprendam a ler e escrever na idade certa e tenham um aprendizado cada vez melhor.”, afirmou Bandeira.

O impacto é percebido dentro das salas de aula. Professora da Rede Pública Estadual há 22 anos, Maria das Dores de Carvalho é responsável pela alfabetização de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Freitas Neto. Para a docente, a missão de iniciar o processo de educação dos pequenos é facilitada pela existência de um plano bem definido. 

“É uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é um prazer, uma alegria, tê-los como alunos. Eu gosto muito de trabalhar com alfabetização, porque eles estão sempre muito curiosos e se interessam muito por cada novo assunto”, comenta a professora.

Aluna da “tia” das Dores, a pequena Ana Mércia, de apenas oito anos, tem no cantinho da Leitura, o seu local favorito na escola. A sala é um espaço exclusivo, dedicado para fomentar o hábito da leitura nos pequenos. Para ela, a curiosidade pelos livros existe muito graças à professora.

“Aqui é muito legal. Tia das Dores sempre nos traz aqui e é onde a gente pode ler e brincar. Foi ela quem me ensinou a ler, também”, revelou a menina.

“Na nossa turma nós fomentamos a leitura por meio de brincadeiras. Ao fim de cada mês, nós entregamos medalhas para aqueles que se envolveram mais nas atividades de leitura. Às sextas-feiras, eles também podem escolher um livro para ler em casa, junto com a família, no final de semana”, pontuou a docente.

A meta estabelecida pelo Governo do Estado é de que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa.  

O Programa também colabora com a formação continuada de professores e gestores. Mais de 14.700 professores do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil foram alcançados por cursos de formação. 

Além da formação, o PPAIC, em parceria com a Associação Nova Escola, disponibiliza às secretariais municipais material didático complementar, desenvolvido e adaptado para o programa educacional do estado. 

Foram produzidos e estão sendo distribuídos em todo o estado, mais de 436 mil materiais didáticos complementares para professores e alunos do 1º e 2º ano, além de 26.900 sequências didáticas exclusivas para os estudantes do 2º ano.

Todo o empenho é mensurado através de indicadores de desempenho na análise dos resultados das avaliações externas e internas. A nível de comparação, o percentual de crianças alfabetizadas no Piauí em 2023 foi de 52%, apontando um crescimento expressivo, se comparado com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, quando 37% das crianças eram alfabetizadas.

Para o futuro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha no fortalecimento das parcerias intersetoriais, para garantir a eficácia das políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Da mesma forma, a qualificação dos sistemas de monitoramento do PPAIC irá permitir um controle mais próximo dos indicadores educacionais, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos.


Fonte: Seduc