CMEI - 20/11/2024 - 12:17

Projeto de valorização das raízes africanas é promovido em CMEI

Algumas estratégias usadas são: a contação de histórias, oficina de artes afro-brasileiras, dia da culinária afro-brasileira e várias outras



Foto: Cmei

A inclusão do tema da Consciência Negra na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para que as crianças aprendam a respeitar e valorizar a diversidade étnico-racial do Brasil. Com o objetivo de promover uma educação inclusiva, Introduzir a história e cultura afro-brasileira de forma lúdica e informativa, desenvolver atividades artísticas e literárias que celebrem a cultura negra e Incentivar a reflexão sobre a igualdade racial e o combate ao racismo, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Matias Matos, localizado na zona Sul de Teresina, está realizando o projeto “Valorizando Nossas Raízes: Consciência Negra na Escola”.

“Este projeto visa promover a conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira e sua contribuição na formação da nossa sociedade, incentivando o respeito às diferenças e combatendo preconceitos de forma lúdica e educativa. O programa é destinado para crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Ele promove a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais igualitária, empoderando as crianças para serem agentes de respeito e mudança”, destaca a professora responsável por esta iniciativa, Lilliane Santos.

O projeto usa uma metodologia que envolve atividades interativas e podem ser adequadas a cada faixa etária, promovendo a inclusão e o engajamento das crianças. Algumas estratégias usadas são: a contação de histórias, oficina de artes afro-brasileiras, dia da culinária afro-brasileira e várias outras.

A diretora do CMEI, professora Antonia Clene, ressalta a importância de falar sobre esse tema. “Ao abordar essa temática no ambiente escolar, esperamos que as crianças compreendam a riqueza cultural e histórica dos povos africanos e afro-brasileiros, reconhecendo sua influência na formação da sociedade brasileira. Discutir a consciência negra nas escolas ajuda a desconstruir estereótipos e preconceitos”.


Fonte: Cmei