Seduc reúne cerca de 700 Estudantes para Revisão do Pré-Saeb em Barras
Os alunos foram divididos em equipes e cada resposta correta acumulava pontos para o grupo, além de brindes individuais para quem respondeu as questões corretamente. O evento também foi transmitido ao vivo pelo Canal Educação
Cerca de 700 Estudantes Seduc da 2ª série do Ensino Médio participaram na manhã desta terça-feira (26) da Revisão Pré-Saeb 2024, realizada no Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Rêgo Damasceno, em Barras.
O evento envolveu alunos de escolas de Batalha, Cabeceiras, Campo Largo, Esperantina e Nossa Senhora dos Remédios, jurisdicionadas à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE).
Os estudantes receberam aulas de Português e Matemática ministradas pelos professores Fernando Santos e Raphaell Marques, com foco na preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicado em 2025.
A revisão foi conduzida em formato gamificado, mesclando teoria com a resolução prática de questões por disciplina. Os alunos foram divididos em equipes e cada resposta correta acumulava pontos para o grupo, além de brindes individuais para quem respondeu as questões corretamente. O evento também foi transmitido ao vivo pelo Canal Educação.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a relevância das revisões para fortalecer o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, pilares do Saeb. "O formato gamificado permite que os alunos assimilem melhor os conteúdos, desenvolvam habilidades críticas e aprendam a trabalhar em equipe. Além disso, essa preparação reforça a importância do Saeb para a melhoria dos índices educacionais do Piauí”, afirmou o Secretário, que destacou ainda a meta do Piauí de alcançar a primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio.
Sobre o Saeb
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são aplicadas em todo o território brasileiro, nos 5.700 municípios do país.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Fonte: Seduc