Feira das Profissões do CETI Lima Rebelo cria espaços de incentivo à tecnologia
Eles destacaram as principais competências do curso e as possibilidades de atuação no mercado
A Feira das Profissões do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lima Rebelo, em São Miguel do Tapuio, abriu as portas para a comunidade conhecer um mundo digital e inovador. Com o tema “Transformação Digital: tecnologia e marketing”, os 123 estudantes apostaram nas inovações tecnológicas que estão sendo incorporadas ao ensino, com ênfase no aprendizado de Inteligência Artificial (IA), para mostrar as potencialidades dos cursos oferecidos pela escola.
Ao longo do evento, jovens exploraram o universo das profissões conectando criatividade, tecnologia e aprendizado. Eles destacaram as principais competências do curso e as possibilidades de atuação no mercado.
Sete estandes foram organizados, abordando temas como robótica educacional, realidade virtual e aumentada, o uso de ferramentas digitais como o aplicativo Piauí Saúde Digital e tipagem sanguínea. Os estudantes também destacaram as potencialidades econômicas de São Miguel do Tapuio, conectando a tecnologia ao desenvolvimento local.
Para os alunos, a feira foi uma oportunidade de ampliar o que estavam aprendendo nas aulas de Inteligência Artificial. “A realidade virtual é o nosso futuro. Hoje você pode ir a qualquer lugar do mundo sem sair de casa com o uso dos simuladores e foi isso que apresentamos para quem veio visitar a nossa feira”, afirmou Everson de Abreu de Sousa, um dos estudantes envolvidos na organização.
Além disso, a feira também ofereceu um espaço para demonstrar as possibilidades de uso da IA no cotidiano. “Apresentamos ferramentas de análise de textos que estão disponíveis para o uso pessoal, como o ChatGPT. É uma ferramenta criada com o intuito de ajudar as pessoas a criarem textos, imagens e se apropriarem da inteligência artificial no dia a dia”, detalhou o estudante Iago da Silva de Almeida.
Outro destaque foi a apresentação do aplicativo “Star Walk II”, utilizado para o ensino de astronomia. “Com esse app temos a experiência de observação de constelações, planetas, estrelas, chuvas de meteoros e ele pode ser usado nas aulas”, explicou José Simon Germano da Silva, aluno do CETI.
A feira também serviu como atrativo para os alunos interessados nas turmas do CETI conhecerem o novo Curso Técnico de Marketing Digital, que será ofertado em 2025. A Escola Seduc já oferta os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, de Administração (EJA-TEC) e Informática (Educação Profissional).
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, as Feiras das Profissões se tornam verdadeiros “celeiros de inovações”. “As feiras de conhecimento são espaços ideais para estimular o uso de Inteligência Artificial nas atividades em sala de aula e se tornam celeiros de inovação, onde os estudantes Seduc criam projetos a partir das plataformas digitais”, pontuou.
Durante o evento, os alunos passaram por diversas etapas, incluindo pesquisa, oficinas introdutórias, palestras e a criação de projetos para serem apresentados nos estandes.
Fonte: Seduc