Olimpíada Piauiense de Química - 18/12/2024 - 14:59

Rafael Fonteles e Washington Bandeira premiam estudantes Seduc com 30 medalhas em Química

O talento está presente em todas as regiões do Piauí. Basta oferecer oportunidades, e é isso que estamos fazendo em nossas escolas”, afirmou Fonteles, que relembrou sua participação em olimpíadas escolares na juventude



Foto: Seduc

A cerimônia de premiação da Olimpíada Piauiense de Química 2024 (OPQ), realizada nesta quarta-feira, 18, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), consagrou o talento de estudantes da rede pública estadual. Os alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) obtiveram 30 medalhas, sendo cinco de ouro, dez de prata e 15 de bronze, além de 34 menções honrosas.

O evento contou com a presença do Governador Rafael Fonteles e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que entregaram as medalhas aos premiados.

 

O Governador destacou o impacto do resultado como um marco para a educação pública estadual. “É emocionante ver alunos da rede pública alcançando esse nível de excelência. O talento está presente em todas as regiões do Piauí. Basta oferecer oportunidades, e é isso que estamos fazendo em nossas escolas”, afirmou Fonteles, que relembrou sua participação em olimpíadas escolares na juventude.

 

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, obteve o maior número de medalhas. Entre os premiados, Francisco Yuri de Brito Vieira, ouro na modalidade EM1 (primeiro ano do Ensino Médio), destacou o papel das turmas preparatórias ITA/IME no seu desempenho.

 

“Essa é minha primeira medalha em química, e tem um significado especial. Estar nas turmas ITA/IME, promovidas pela Seduc, fez toda a diferença. Meu sonho é estudar Tecnologia de Aeronáutica, e essa conquista me aproxima desse objetivo”, declarou Francisco, que já acumula prêmios em competições como OBMEP, Canguru de Matemática e Olimpíada Nacional de Ciências.

 

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou a relevância de programas como o Seduc Olímpica e as turmas preparatórias ITA/IME para elevar o nível do ensino público. “Esse resultado é histórico para nossas escolas. Na modalidade da primeira série do Ensino Médio, por exemplo, tivemos oito medalhas de ouro, sendo cinco conquistadas por estudantes da Seduc. Com o apoio de projetos como Seduc Olímpica e as turmas ITA/IME, essa gestão continua a formar estudantes para desafios acadêmicos e profissionais de alto nível”, ressaltou.


Fonte: Seduc