Governador Rafael e Secretário Washington nauguram modernização de escola em Bertolínia-PI
O Piauí será o primeiro estado a contar com 510 escolas nesse padrão", afirmou o governador
O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram neste sábado (21) a reforma e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Florisa Silva, localizado em Bertolínia, na região sul do Piauí.
As obras, que demandaram um investimento superior a R$ 1,3 milhão, incluem a revitalização de cinco salas de aula, da biblioteca, além da instalação de laboratórios de Informática e Ciências. Também foram construídos vestiários e uma quadra poliesportiva, e o prédio recebeu climatização completa e uma subestação elétrica.
"O objetivo é garantir que todos os espaços educacionais tenham o padrão de qualidade necessário para o desenvolvimento do nosso projeto pedagógico. Esta escola já apresentava bons indicadores, mesmo sem essa infraestrutura. Com o novo suporte, esperamos alcançar resultados ainda melhores. O Piauí será o primeiro estado a contar com 510 escolas nesse padrão", afirmou o governador.
O secretário Washington Bandeira destacou a meta do governo de equipar todas as escolas estaduais com infraestrutura compatível com o modelo de ensino integral. “Assim como estamos fazendo aqui em Bertolínia, já são mais de 300 obras em andamento e cerca de 50 inaugurações desde o início da gestão do governador Rafael. Em 2025, esperamos um grande aumento nas entregas e inaugurações, com muitas reformas transformando nossas escolas em centros de tempo integral”, disse.
A aluna do 1º ano do ensino médio, Lara Almeida dos Santos, expressou sua empolgação com o novo laboratório de química. "Antes da reforma, nossa escola já tinha um bom desempenho, sendo a melhor da 11ª GRE (Gerência Regional de Educação) e uma das 50 melhores do Piauí. Agora, com a nova infraestrutura, vamos avançar ainda mais. O laboratório de química torna o ensino das ciências naturais muito mais interativo. Estou adorando esse espaço", comemorou.
Durante o evento, o governador assinou a ordem de serviço para a construção da cobertura da quadra poliesportiva da escola, com um investimento de cerca de R$ 385 mil.
Filipe Daniel da Silva, presidente do grêmio estudantil do CETI, expressou a satisfação da comunidade escolar com as melhorias. "Estamos muito felizes com a reforma, pois isso nos incentiva a obter melhores notas nas avaliações regionais. No Piauí, ficamos entre os 50 melhores no IDEPI e em primeiro lugar na 11ª GRE", afirmou.
O CETI Florisa Silva foi uma das unidades de ensino da Rede Pública Estadual transformadas em Centros de Tempo Integral em 2024. A escola se destacou entre as 50 melhores da Seduc, aumentando sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3.9 para 4.1.
Atualmente, a escola atende 138 estudantes do ensino médio em tempo integral, oferecendo cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o CETI também oferece o curso de Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).
Fonte: Seduc