Oficina de IA e matrículas do Alfabetiza Piauí marcam ações da Seduc em São Raimundo Nonato
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, a secretaria promove ações de inclusão digital, busca ativa e apoio à primeira infância para o sul do estado
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) desembarca em São Raimundo Nonato com uma programação especial voltada para tecnologia, alfabetização e inclusão social. A ação integra a 6ª edição do projeto Diálogos pelo Piauí e acontece de 31 de julho a 2 de agosto.
Durante os três dias, a Seduc oferece oficinas interativas de Inteligência Artificial com óculos de realidade virtual, aplicativos de IA generativa e ferramentas que permitem criar vídeos e imagens com comandos simples. O objetivo é mostrar que a tecnologia está cada vez mais presente nas escolas públicas do estado. “Essas ações aproximam a população da tecnologia e refletem o avanço da educação pública piauiense. A escola caminha junto com a inovação”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Além da inovação, a Seduc também promove uma busca ativa para o programa Alfabetiza Piauí, que oferece novas oportunidades de aprendizado a jovens, adultos e idosos que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. No local, também serão feitas matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Outro destaque da ação é a exposição do Kit Mobiliário Creche, composto por 23 itens essenciais para equipar espaços voltados à Primeira Infância. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em parceria Pacto pelas Crianças do Piauí, política pública voltada ao desenvolvimento integral na primeira infância coordenador pela Primeira-Dama, Dra. Isabel Fonteles. “Em parceria com Pacto pelas Crianças, o stand da Seduc também contará com oficinas de leitura, pintura, desenho e escrita, abertas ao público e voltadas para a valorização da cultura local e da Educação como ferramenta de transformação”, informa Bandeira.
O projeto Diálogos pelo Piauí já passou por cinco cidades – Picos, Piripiri, Campo Maior, Floriano e Paulistana – e busca fortalecer a relação entre o poder público e as comunidades do interior. Em cada edição, são oferecidos serviços e ouvidas demandas da população local.
Fonte: Seduc