Piauí recebe prêmio do MEC por liderança no Ensino Médio Integrado
O estado já havia recebido do MEC o prêmio pelos resultados na alfabetização na idade certa, reforçando seu papel de liderança nacional em políticas educacionais inovadoras que abrangem todas as etapas da Educação Básica
O Piauí voltou a se destacar no cenário nacional. Nesta segunda-feira (11), em Brasília, o estado recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira na categoria Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por ter o maior número de matrículas nessa modalidade. A honraria foi entregue pelo presidente Lula ao governador Rafael Fonteles durante solenidade no Ministério da Educação.
Além do troféu, o estado vai receber uma premiação em dinheiro no valor de R$ 500 mil, que será investido em ações educacionais. O governador Rafael Fonteles destacou que o resultado reafirma o compromisso do estado em gerar mais e melhores oportunidade aos estudantes piauienses. “Os números mostram que o Piauí está comprometido com a Educação de qualidade, garantindo que os nossos jovens estudam em uma escola integral e façam o Ensino Médio junto com um curso técnico um futuro mais justo e promissor para cada um deles. É mais um reconhecimento nacional de que estamos no caminho certo.”
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o prêmio é reflexo de uma política educacional consistente. “Temos trabalhado para universalizar o tempo integral, incluir disciplinas inovadoras e integrar a formação técnica ao ensino médio. Essa é a prova de que qualidade e equidade caminham juntas. Estamos formando jovens preparados para o mundo do trabalho e para a vida.”
Representando os professores da rede pública, no palco da premiação, Amanda de Sousa, do CETI Paulo Freire, em Guaribas, lembrou a transformação da cidade. “Guaribas, que já foi símbolo da luta contra a pobreza, hoje é referência em uso de Inteligência Artificial no Ensino Médio. Investir em educação é mostrar que o Piauí não tem medo de inovar para garantir oportunidades.”
O reconhecimento se soma a outros avanços da educação piauiense, impulsionados pela expansão do tempo integral, pela modernização da rede e pela inclusão de disciplinas como Inteligência Artificial, empreendedorismo, educação financeiras e cursos técnicos como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Marketing Digital. O estado já havia recebido do MEC o prêmio pelos resultados na alfabetização na idade certa, reforçando seu papel de liderança nacional em políticas educacionais inovadoras que abrangem todas as etapas da Educação Básica.
Fonte: Seduc