Comissário da CBA está em Teresina para avaliar pistas e condições para campeonato de arrancada
O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo veio avaliar o campeonato
O Piauí voltará ao circuito das corridas de arrancadas depois de pelo menos 15 anos sem realizar competições dessa natureza. A corrida de arrancada é um esporte oficial que utiliza carros de alta potência preparados para disputas de velocidade em pistas preparadas. É um esporte homologado pela entidade maior do automobilismo brasileiro, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Este ano, a capital Teresina vai sediar uma prova nessa modalidade, o Arena Race Piauí. Por este motivo, o presidente da Comissão Nacional de Arrancada, Drift e Track Day (CNA), Fábio Félix Pascoal, está em Teresina para avaliar as condições de pistas e segurança para que, possivelmente a capital possa ser parte de uma etapa do Campeonato Brasil Nordeste de Arrancada.
O Arena Race Piauí acontecerá entre setembro ou outubro deste ano e tem o aval da Federação Piauiense de Automobilismo. Com a presença hoje em Teresina do presidente da CNA, os organizadores e apaixonados pelo esporte já podem vislumbrar grandes possibilidades, em um esporte que utiliza regras rígidas, tecnologia, potência e pilotos preparados. A corrida de arrancada envolve muita adrenalina e em várias cidades do país, aonde acontecem os campeonatos, inclusive nas etapas do Brasileiro de Arrancada, é certeza de grande público.
As regras e regulamento para a realização de corridas de arrancadas são estabelecidas pela CBA, mas, basicamente, é uma competição onde dois veículos percorrem um determinado percurso, normalmente 201 metros (um oitavo de milha) ou 402 metros (um quarto-de-milha), em linha reta, no menor tempo possível, partindo com o carro parado. O esporte é praticado em local apropriado. As disputas de arrancada surgiram em meados da década de 1940. Em países como os Estados Unidos, os veículos de competição percorrem 402 metros em aproximadamente quatro segundos, com velocidades superiores a 500 km/h. No Brasil, os campeonatos de arrancada pilotos chegam a ultrapassar os 300 km/h.
O quesito segurança é fundamental para os pilotos e para se atingir o alto desempenho dos carros. Por exemplo, em determinadas categorias é obrigatória substituição do banco do motorista por banco de competição, substituição do cinto de segurança por modelo de competição homologado CBA e FIA, com no mínimo 05 (cinco) pontos de fixação, o banco de competição deverá ser solidamente fixado à estrutura do veículo, sem regulagens para frente ou para trás, o banco dianteiro direito poderá ser retirado do veículo e liberada a retirada do banco traseiro. Além disso, são obrigatórias as “Gaiolas de Segurança” previstas no regulamento da CBA.
Com o aval do presidente da CNA, Fábio Pascoal, tanto o Arena Race Piauí, como futuros eventos dessa modalidade, poderão entrar para os calendários oficiais de competições desse esporte robusto, de alta tecnologia e potência dos motores, um presente para os apaixonados por veículos e emoções.