Escola Municipal vai sediar evento esportivo internacional
Na escola, participam de projetos de valorização e desenvolvimento dessa arte marcial cerca de 70 pessoas, dentre estudantes da instituição e moradores das proximidades
Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, localizada no Residencial Jacinta Andrade, zona norte de Teresina, irá sediar, no dia 14 de dezembro, o Festival Internacional da Arte Capoeira, que terá a participação de companhias estrangeiras vindas da África, Europa e Estados Unidos. O evento será articulado pelo Programa Internacional de Fomento à Arte Capoeira (Pro Capoeira), companhia internacional que desenvolve outros projetos desse esporte junto a escola, com participação aberta a toda a comunidade local.
O Grupo Pro Capoeira desenvolve atividades junto à comunidade escolar de Teresina com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Segundo o professor José Manoel, diretor-adjunto da E. M. Poeta da Costa e Silva, o evento reunirá brasileiros residentes no exterior, que vivem e ensinam a arte da capoeira em países estrangeiros, de modo que o evento seja um intercâmbio de experiências e bagagens culturais.
“Os capoeiristas convidados moram na África, na Europa e nos Estados Unidos, desenvolvendo o trabalho da capoeira há bastante tempo. Difundiram e expandiram essa arte do nosso país para o exterior”, enfatiza o gestor José Manoel. Na escola, participam de projetos de valorização e desenvolvimento dessa arte marcial cerca de 70 pessoas, dentre estudantes da instituição e moradores das proximidades.
Recentemente, o grupo internacional promoveu o Festival Social de Arte Capoeira na escola, ao reunir 6 companhias praticantes da arte marcial em Teresina, nos dias 19 e 20 de agosto. O grande evento foi um momento de valorização, ensino e aprendizagem dessa cultura esportiva, aberto a toda a comunidade escolar e moradores do Residencial Jacinta Andrade.
A Semec apoia esse e todos os demais eventos esportivos desenvolvidos pela equipe gestora da E. M. Poeta da Costa e Silva, bem como de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Por meio do estímulo a práticas desportivas, pretende-se que as crianças e adolescentes de Teresina se distanciem do sedentarismo, a fim de se desenvolverem de forma saudável.
Fonte: SEMEL