Alunos da Rede Municipal se classificam para Copa Fortaleza de Judô
Os estudantes integram o Projeto Judô Cidadão, uma iniciativa da escola em parceria com a Federação de Judô do Piauí (FJP). O projeto atende mais de 150 alunos
A Rede Municipal de Ensino de Teresina tem se destacado no esporte. Seja nas mais diferentes áreas como Badminton, Futebol, Atletismo, os alunos atendidos pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), têm se destacado em competições regionais, nacionais e até internacionais. Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada na zona Sudeste da capital piauiense, acabam de conquistar a classificação para a Copa Fortaleza de Judô. Os estudantes integram o Projeto Judô Cidadão, uma iniciativa da escola em parceria com a Federação de Judô do Piauí (FJP). O projeto atende mais de 150 alunos.
A Copa Fortaleza de Judô é parte do calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e é realizada pela Federação Cearense de Judô, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza. A novidade deste ano foi a inclusão das disputas estaduais por equipes, realizadas no Ginásio Paulo Sarasate. Após a pandemia, este é o primeiro evento do tipo, contando com a participação de mais de 1.200 atletas de todo o Brasil.
Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz que se classificaram para competir na Copa Fortaleza de Judô são: Amanda Viana (3° ano), Samir Alves (8° ano), Pedro Vitor e Luís Fernando (ambos do 7° ano). Eles competiram em diversas classes, como Festival (judocas de 03 a 09 anos), Sub 11 (atletas de 09 e 10 anos), Sub 13 (atletas de 11 e 12 anos), Sub 15 (atletas de 13 e 14 anos), Sub 18 (atletas de 15 a 17 anos), Sub 21 (atletas de 15 a 20 anos), Sênior (atletas acima de 15 anos), Iniciantes (acima de 15 anos – nas graduações de branca a amarela 6° kyu, registrado no Zempo/CBJ).
Pedro Vitor foi campeão da Copa Fortaleza de Judô na categoria Sub-15, até 40kg e recentemente, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023. Destaca-se entre os demais pela sua perseverança, uma vez que Pedro Vitor é cego do olho direito devido a um incidente ocorrido aos dois anos de idade. O atleta comentou. “Antes de viajar para a competição, eu disse na TV que traria o ouro para casa. Quero agradecer a Deus, à minha família e ao meu treinador Leonardo. Dedico essa medalha aos meus amigos que embarcaram comigo nessa viagem para a competição”.
A atleta Amanda Viana conquistou a medalha de prata na categoria Sub-11, até 34kg. No entanto, Samir Alves e Luís Fernando não se classificaram para a disputa do pódio.
Fonte: Semec