Piauí é campeão geral no Open Nacional Samurai Team de Karatê
Evento reuniu mais de 300 atletas de 13 estados e destacou a força do karatê piauiense no cenário nacional
Teresina sediou, no último final de semana, o Open Nacional Samurai Team, etapa oficial do Circuito Open Nacional de Karatê, que possui caráter classificatório para o ranking nacional da modalidade. O evento reuniu 302 atletas de 13 estados brasileiros e teve como destaque o desempenho do Piauí, que garantiu o título de campeão geral da competição. Além do título principal, o Piauí também garantiu o terceiro e o quarto lugar na classificação geral, reforçando a qualidade do karatê local. O Maranhão ficou com a segunda colocação.
Base para a formação da seleção brasileira de karatê, o Open Nacional atraiu atletas de alto rendimento, entre eles vice-campeões mundiais, medalhistas da liga mundial, campeões pan-americanos, sul-americanos e diversos atletas da seleção brasileira.
O presidente da Federação de Karatê do Estado do Piauí (FKEPI), João Soares, comemorou o nível técnico da competição e a oportunidade para os atletas locais competirem em um evento de padrão nacional.
“Nem todos os atletas têm a oportunidade de participarem de campeonatos desse nível. Temos muitos que já estão no circuito, viajando pelo Brasil e exterior. E outros que ainda não tiveram essa chance. Sediar um evento como esse aqui foi fundamental para que mais atletas piauienses tivessem acesso a uma competição de alto nível técnico e organizacional”, afirmou.
O evento foi realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí, a Secretaria dos Esportes (Secepi) e a Equatorial Piauí, por meio do SIESPI – Sistema Estadual de Incentivo ao Esporte, que garantiu o financiamento total da competição.
A secretária estadual dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou o impacto do apoio público e privado no crescimento da modalidade no estado. “O karatê piauiense segue mostrando sua força. Eventos como esse são fundamentais para fortalecer a base, revelar talentos e consolidar nossos atletas no cenário nacional e internacional. O apoio da Secepi tem proporcionado esse desenvolvimento de forma consistente”, destacou
Fonte: Ccom