Ação educativa marca o Dia Mundial de Combate à Poluição
A ação é para conscientizar a população sobre o alto nível de barulho causado por atividades diversas e que ultrapassam os níveis permitidos de ruídos da Lei de Silêncio Ambiental
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), realiza, nesta sexta-feira (12), uma ação para conscientizar a população de Teresina sobre o alto nível de barulho causado por atividades diversas e que ultrapassam os níveis permitidos de ruídos da Lei de Silêncio Ambiental.
Na oportunidade, serão distribuídos adesivos educativos em estabelecimentos comerciais com funcionamento noturno, como bares, restaurantes e locais com música mecânica ou ao vivo. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André, “é considerada poluição sonora qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente provocada por sons e ruídos altos e com frequência”.
“O dever da Semam, além de fiscalizar quaisquer irregularidades neste sentido, é também de conscientizar os teresinenses sobre como evitar a poluição sonora”, afirma Luís André.
“E não se trata apenas de empresários. É uma educação que começa em casa, na infância e vai se refletir em jovens e adultos mais conscientes em todos os aspectos da vida social, do trânsito à convivência com o próximo e o meio ambiente”, completa o secretário.
A atividade é em alusão ao domingo, dia 14 de agosto, Dia Mundial de Combate à Poluição, que inclui a poluição sonora, causadora de sérios danos à saúde da população, principalmente no nível auditivo. Além disso, o excesso de barulho pode levar a quadros de estresse e diminuição do rendimento físico e mental, uma vez que perturba a tranquilidade de toda a população.
Fonte: PMT