Hilp realiza ação educativa sobre AME
O evento acontecerá no próprio hospital
Agosto é considerado o mês de conscientização dos cuidados para com Atrofia Muscular Espinhal (AME). E a equipe multiprofissional do Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), em parceria com o Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (Iname), realiza nesta sexta-feira, 12, às 9h, uma ação educativa para comunidade e familiares das crianças portadoras da doença no Piauí. O evento acontecerá no próprio hospital.
Segundo dados da Associação Brasileira de Atrofia Muscular Espinhal, atualmente, o Brasil possui cinco mil pacientes diagnosticados com AME. O único exame capaz de confirmar a AME é o teste genético molecular que pode ser realizado gratuitamente.
Os principais sintomas são: dificuldade para sentar, ficar de pé ou caminhar sozinho, fraqueza muscular progressiva e tremor nas mãos.
Pelas inúmeras limitações que a doença afeta nas crianças, esses pacientes são obrigados a morar no hospital, assim como suas mães. A equipe hospitalar trabalha diariamente e vem fazendo melhorias ao longo dos anos para humanizar cada vez mais o tratamento.
Fonte: Sesapi