Estudantes participam da 1ª fase da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa nesta terça-feira (5)
OLINPI acontece em duas fases, sendo a primeira etapa aplicada durante os simulados Pré-Saeb de língua portuguesa, que acontecem nos dias 5 e 21 de setembro.
Os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação participam da primeira etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) nesta terça-feira (5).
A OLINPI acontece em duas fases, sendo a primeira etapa aplicada durante os simulados Pré-Saeb de língua portuguesa, que acontecem nos dias 5 e 21 de setembro. A partir dos resultados obtidos na média aritmética das notas alcançadas pelos estudantes nos dois simulados de Língua Portuguesa serão divulgados os 120 estudantes classificados para a 2ª fase.
Torneio de Leitura e Escrita
Na segunda etapa da OLINPI será realizada a imersão em atividades formativas e de torneio, em Teresina, para professores e estudantes em outubro.
Após a atividade de formação para os professores e os estudantes será aplicada em 11 de outubro, o Torneio de Leitura e Escrita.
A Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vinculada ao componente curricular de Língua Portuguesa, com foco na leitura e na escrita, envolvendo estudantes e professores da Rede Pública Estadual participantes do Projeto Recomposição da Aprendizagem.
Recomposição da Aprendizagem
O projeto Recomposição da Aprendizagem integra o Acelera Seduc e consiste na realização de aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A meta é aumentar os índices nas avaliações externas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É um grande programa de reforço, de complementação e de aprendizagem nessas disciplinas que, inclusive, são aquelas cobradas na prova do SAEB, que nos dá o resultado do Ideb. O Recomposição da Aprendizagem constrói um caminho muito bem definido para o atingimento dessas metas”, finaliza Washington Bandeira.
Fonte: Seduc