Programa de Educação Financeira é lançado na E. M. Deputado Humberto Reis da Silveira
O programa já havia sido implementado como um plano piloto no ano de 2022 na Escola Municipal Santa Clara e agora se expande para as demais unidades de ensino que ofertam a modalidade de ensino de tempo integral.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) está implantando nas escolas de tempo integral da Rede Pública de Ensino, o “Programa Consciente de Educação Financeira”. O programa já havia sido implementado como um plano piloto no ano de 2022 na Escola Municipal Santa Clara e agora se expande para as demais unidades de ensino que ofertam a modalidade de ensino de tempo integral.
Nesta segunda-feira (4), a Escola Municipal Deputado Humberto Reis da Silveira realizou o lançamento do programa que tem como objetivo preparar os alunos para desenvolver a organização e o controle dos gastos domésticos. O programa tem o intuito também de ampliar a visão sobre empreendedorismo e práticas sustentáveis, envolvendo os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“O Programa será desenvolvido em todas as séries. Hoje estamos fazendo a aula inicial no pátio, com os alunos em grupo. Será uma hora semanal de aula em cada série. A Semec realizou uma capacitação com os professores, pedagogos e gestores escolares que vão ministrar as aulas, além de ter fornecido o material a ser utilizado no programa”, explica o diretor Washington Cavalcante.
A Semec baseou-se no Decreto Federal 7.397/2010 do Ministério da Educação, que criou a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Além disso, o projeto busca atender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está alinhado com o plano de governo do prefeito Dr. Pessoa para o período de 2021 a 2024, que destaca a necessidade de promover a educação financeira entre os alunos da Rede Municipal de Educação de Teresina. Assim, surgiu a proposta do Programa Consciente de Educação Financeira, que será implantado nas 31 escolas municipais de tempo integral da capital.
Fonte: Semec