Piauí alcança o 3º lugar para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física
3º lugar na quantidade de estudantes classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física
Incentivando cada vez mais a participação de estudantes em Olimpíadas do Conhecimento para formar uma cultura olímpica nas escolas da Rede Estadual, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tem visto grandes resultados serem alcançados. Uma das grandes conquistas se deu com a realização da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), aplicada no dia 16 de agosto. Este ano, mais de 17 mil estudantes do estado do Piauí participaram da prova, número superior se comparado à edição de 2022 quando teve cerca de 5 mil inscritos.
O resultado desse trabalho de apoio e incentivo foi demonstrado na quantidade de alunos classificados para a 2ª fase da OBFEP. O estado do Piauí ficou em 3º lugar, com 536 estudantes classificados, atrás apenas dos estados do Ceará (820) e São Paulo (685). Nesse sentido, a Coordenação de Olimpíadas do Conhecimento da Seduc está programando aulas de revisões pelo Canal Educação, no Youtube, para os alunos da Rede Estadual de Educação que foram classificados para segunda fase visando um aumento de medalhas a serem conquistadas. As aulas acontecerão aos sábados com resoluções das provas dos anos anteriores, além de tópicos da teoria cobrada na prova.
A 2ª fase da OBFEP será aplicada no dia 18 de novembro. As provas serão compostas por questões discursivas, tendo duração máxima de 4h30min. Os locais de realização das provas serão escolhidos e informados pelo professor responsável pela OBFEP na escola.
O secretário da Educação, Washington Bandeira destaca o papel da Seduc no trabalho de preparação dos estudantes para as olimpíadas do conhecimento. “Ficamos muito felizes em ver esses jovens se destacando através da Educação, por isso temos intensificado ainda mais ações de preparação, como por exemplo, o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), que colaborou para que eles alcançassem muitas classificações na OBMEP. Nós queremos, cada vez mais, ampliar o número de vencedores entre nossos alunos da Rede Estadual Pública de Ensino nessas olimpíadas de conhecimento”, declarou Bandeira.
SOBRE A OBFEP
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2023, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Fonte: Seduc